site statistics

Aprenda tudo sobre orquídeas: como plantar, regar e cuidados essenciais

Nesta matéria, vamos aprender tudo sobre orquídeas e como cuidar bem dessa plantinha

As orquídeas são plantas que chamam atenção pelo formato exótico da sua flor e por suas cores chamativas. Desse modo, são excelentes para decorar e valorizar o seu jardim. Pensando nisso, o blog Agronews do site Jornal Prime, apresenta hoje, 27 janeiro, tudo sobre orquídeas.

Primeiramente, pertencente à família Orchidaceae, a orquídea tem origem no oriente, sobretudo na China e no Japão. Apesar de provir dessa região, a orquídea se adapta bem e tem ocorrência mundial. A seguir, você vai aprender tudo sobre orquídeas e como cuidar dessa linda planta.

Veja também: Suporte para plantas: aprenda a fazer em casa de maneira fácil

Orquídea - Foto: Canva
Orquídea – Foto: Canva

Tudo sobre orquídeas: como plantar, regar e cuidados essenciais

À princípio, as orquídeas aparentam necessitar de cuidados complexos e difíceis de fazer em casa. Porém, a realidade é outra, e nesta matéria, você vai compreender que ter uma orquídea em casa não precisa ser tão difícil.

Como plantar

Antes de mais nada, você precisa conhecer o substrato que mais favorece a sua orquídea. É por meio dele que a sua planta irá receber os nutrientes necessários para crescer e se desenvolver de forma saudável.

Sobretudo, as orquídeas respondem melhor a substratos compostos por fibra de coco e lascas de madeira. Porém, é importante que o substrato utilizado também seja aerado, para facilitar o processo de drenagem de água.

Além disso, é preciso estar atento ao vaso que será utilizado para a sua plantinha.  Primordialmente, o vaso que mais contribui para a saúde das orquídeas são feitos de xaxim, porque possuem maior retenção de umidade, drenagem e nutrientes.

O procedimento é simples e fácil. Após obter o substrato e o vaso ideal, basta posicionar a sua planta ao centro do recipiente com cuidado e adicionar o substrato até cobrir as raízes. Lembre-se de deixar o caule bem firme de modo que a orquídea não venha a cair.

Você vai gostar: Como plantar laranja no quintal: veja dicas perfeitas para você

Como regar

As regas devem ser feitas quando o substrato da sua plantinha se apresentar seco, mas nunca quando estiver úmido. Evite regar durante a noite, pois isso pode acarretar em raízes encharcadas, devido a umidade noturna.

Tenha cuidado com o excesso de água no momento da rega e priorize as regas durante as manhãs. Isso irá evitar que as raízes apodreçam e danifiquem a saúde da sua orquídea, prejudicando o crescimento e a floração.

Cuidados essenciais com orquídeas

É de suma importância que as suas orquídeas estejam recebendo a iluminação necessária para crescer bem. Para se certificar disto, tente posicionar a sua planta em um local que receba parcialmente a luz do sol, como janelas, por exemplo.

As orquídeas também se desenvolvem melhor em locais arejados. Do contrário, podem ter problemas de crescimento e ficar mais suscetíveis ao ataque de pragas, se colocadas em locais abafados.

Além disso, para que a sua plantinha cresça bem e com floração abundante, é recomendável o uso de fertilizantes como o NPK (produto constituído de nitrogênio, fósforo e potássio), de proporção 20-20-20. Lembre-se de ler atentamente as instruções do rótulo do produto.

Agora que você já sabe tudo sobre orquídeas, como plantar, regar e alguns cuidados essenciais com essa espécie ornamental, basta colocar em prática as dicas que foram dadas. Assim, a sua plantinha permaneça saudável e florida.

Leia mais: Como fazer compostagem: veja como ter o melhor resultado

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies