site statistics

Chá relaxante muscular e anti-inflamatório: 3 opções fáceis de se preparar em casa

Utilize essas opções para aliviar as dores musculares e evite analgésicos que podem causar efeitos colaterais

Quando nossos músculos são submetidos à uma situação de sobrecarga ou movimento repetitivo, eles podem acabar sofrendo pequenas lesões que causam dores irritantes. Além disso, outros danos podem surgir a partir de infecções por micro organismos. Portanto, a dica de hoje, 27 de janeiro, do Agronews, do Jornal Prime vai te ajudar a resolver este problema com algumas opções, das quais você poderá escolher o melhor chá relaxante muscular e anti-inflamatório.

As causas da inflamação podem ser das mais variadas. À propósito, quando o músculo sofre lesão, o nosso corpo tem um reação natural de produzir substâncias inflamatórias com o objetivo de tratar a lesão e recuperar as células. Nesse sentido, uma boa opção de chá relaxante muscular e anti-inflamatório é um remédio natural que sirva para o seu corpo recuperar dos dois problemas ao mesmo tempo.

Leia também: Como tirar a baba do quiabo: livre-se da cola e deixe esse fruto muito mais saboroso com esses métodos de preparo

3 opções de chás relaxantes e anti-inflamatórios

Usar alguns tipos de chás como remédio para esse tipo de incômodo não é nenhuma novidade para a humanidade. Afinal, esse costume é adotado pelas pessoas desde a antiguidade. Com o passar do tempo, esse conhecimento, que até então era apenas tradicional, passou a ser estudado e evidenciado com pesquisas científicas.

Chá relaxante muscular e anti-inflamatório
Chá relaxante muscular e anti-inflamatório (Reprodução Canva Pro)

1.Chá de pimenta caiena

Se o objetivo é aliviar as dores musculares na região das costas e da lombar, o chá de pimenta caiena é o remédio perfeito. Pois, a capsaicina, presente nessa planta, provoca alívio de dores e relaxamento dos músculos.

Para preparar essa bebida, ferva uma xícara de água filtrada. Em seguida, adicione uma colher de pimenta caiena e aguarde a infusão acontecer por 10 minutos. Depois, espere o chá ficar em temperatura ambiente, encharque um algodão e passe sobre a área lesionada.

Leia também: Descubra como higienizar ovo de galinha: respondemos as dúvidas mais comuns e te ensinamos como lavar corretamente

2.Chá relaxante muscular e anti-inflamatório à base de açafrão

Embora seja pouco utilizado para esse fim, o açafrão, também conhecido como cúrcuma, possui uma excelente concentração de curcumina. Essa substância é muito eficiente ao reprimir as inflamações das articulações e tendões do corpo. Desse modo, separe 1 colher de sobremesa de açafrão em pó, 250 ml de água filtrada e inicie já o preparo desse maravilhoso remédio caseiro.

A princípio, ferva a água, adicione a cúrcuma e deixe no fogo por 10 minutos. Para concluir, passe o líquido por uma peneira fina e sirva-se. O ideal é consumir 2 ou 3 xícaras por dia. Contudo, essa bebida é contraindicada para grávidas e para pessoas que fazem o uso de remédios anticoagulantes.

3.Chá de alecrim

O alecrim é uma erva rica em propriedades anti-inflamatórias. Dessa maneira, o chá torna-se um excelente relaxante muscular e auxiliador no combate às dores. Do mesmo modo, o chá ajuda no alívio de estresse e cansaço mental.

O preparo desse remédio caseiro leva apenas alguns minutos. Sendo assim, adicione uma colher de sopa de folhas e pedaços do caule de alecrim em 250 ml de água filtrada. Na sequência, leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Por fim, basta coar e o chá à base de alecrim estará pronto.

Cuidados especiais

É válido ressaltar que qualquer chá relaxante muscular e anti-inflamatório não dispensa consulta ao médico. Aliás, gestantes, lactantes ou portadores de doenças crônicas devem consultar um profissional da saúde antes de tomar qualquer tipo de remédio caseiro.

Você também pode gostar: Chá verde ajuda a emagrecer? conheça os principais benefícios dessa infusão e saiba como consumir

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies