site statistics

Como fazer compostagem: veja como ter o melhor resultado

A maneira mais eficaz de como fazer compostagem

Hoje, neste 26 de janeiro, o Agronews traz técnicas simples e práticas de como fazer compostagem, para, assim, potencializar os resultados de suas plantações. Dessa forma, também será possível fazer com que seus frutos tenham mais qualidade. Não se esqueça, de antemão, de conferir notícias, bem como os mais diversos temas no site da Jornal Prime.

O adubo orgânico, fruto da compostagem, é um produto essencial para qualquer plantação caseira. Além de frutos mais saudáveis, o uso de adubo orgânico pode ser feito pelo próprio produtor. E, com isso, os custos para a produção também são menores. Os frutos são mais ricos em nutrientes, apesar de, por vezes, serem menores e “menos encorpados”. Pensando nisso, o Agronews irá te ensinar tudo que é essencial saber para fazer compostagem.

Assim, leia mais: Como fazer horta em quintal pequeno

Como fazer compostagem

Fazer compostagem é um processo muito simples e fácil, desde que técnicas certas sejam usadas. Com isso em vista, o Agronews preparou um tutorial com tudo que você precisa saber. Fazendo desse modo, suas plantações renderão frutos de maior qualidade:

  • No primeiro passo, cave um buraco de cerca de 0,5 m², com 30 cm de profundidade. Coloque suportes de madeira em volta, para não ceder a terra ao redor;
  • Em seguida, coloque alternadamente camadas de resíduos orgânicos e resíduos secos, frutas e folhas. E no topo, para evitar mal cheiro, cubra com bastante folhagem;
  • Regue a composteira, assim como se fosse uma planta, quando em muito sol;
  • A cada quinze dias, revire os materiais e recubra com folhagem para acelerar a decomposição. Assim, o processo será feito de modo equilibrado;
  • Repita durante algumas semanas e, ao final delas, o resultado deve ser uma terra fofa e fértil. Essa terra é o adubo orgânico.

fazer compostagem
Fazer compostagem – Foto: Pexels

Portanto, confira também: Como plantar abacate em vaso

Curiosidades

Há ainda curiosidades das mais diversas sobre fazer compostagem. Há várias técnicas possíveis, mas todas se baseiam no mesmo princípio, de usar produtos “secos” e “orgânicos” para preparar o adubo. Uma dica é que, além de folhas secas, todo tipo de rama que tenha pouca umidade, pode ser usada para compor o adubo.

Quanto aos “orgânicos”, cascas de frutas são ideais, e deve-se evitar carnes e comidas de demorada decomposição. Assim sendo, é bom, se possível, processar os materiais para acrescentá-los a compostagem.

Agora que você já sabe como fazer compostagem em casa e sem mais dificuldades, não deixe de espalhar esse conhecimento para seus amigos e familiares. E assim, compartilhe essa matéria. Desse modo, todos podem desfrutar juntos dos benefícios dos adubos orgânicos.

Ademais, leia também: Suporte para plantas

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies