site statistics

Horta vertical com cano pvc: além de economizar dinheiro, você vai economizar espaço

Aprenda o passo a passo de como fazer uma horta vertical com cano PVC de maneira prática, simples, e rápida utilizando poucos materiais

Essa matéria é para você, que pretende montar uma horta em casa ou no apartamento, porém, precisa economizar espaço. Hoje, dia 08 de março, aqui no Agronews, do Jornal Prime, você irá aprender como montar uma incrível horta vertical com cano PVC e ter vegetais sempre fresquinhos.

À primeira vista, é possível listar uma série de benefícios em produzir os próprios alimentos em uma horta vertical com cano PVC. Ao passo que além da economia, segurança no cultivo e facilidade na hora de plantar e colher, essa prática irá embelezar o seu espaço e ainda contribuir com o meio ambiente.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber para plantar amendoim em casa

Horta vertical com cano pvc: além de economizar dinheiro você vai economizar espaço - Fonte: Pixabay
Horta vertical com cano pvc: além de economizar dinheiro você vai economizar espaço – Fonte: Pixabay

Lista de materiais para montar uma horta vertical

De antemão, abaixo preparamos uma lista com os materiais necessários para a montagem da sua horta vertical. Lembre-se que todos esses itens podem ser substituídos, caso já possua em casa algum material similar.

  • Trena ou régua;
  • Caneta;
  • Cano de PVC 4 polegadas;
  • Tampas de cano PVC;
  • 2 pedaços de madeira para suporte vertical;
  • Pregos ou parafusos;
  • Cabos de metal;
  • Terra adubada;
  • Mudas ou sementes de verduras.

Em suma, além dos materiais listados acima, para facilitar as perfurações do cano algumas ferramentas podem lhe ajudar durante o processo, tais como: furadeira, serra circular e martelo.

Veja também: 5 benefícios da canela em pó que muitos desconhecem

Passo a passo de como montar uma horta vertical utilizando cano PVC

Posteriormente a separação dos materiais citados acima, colocaremos a mão na massa. Segue abaixo, uma sequência de etapas para auxiliar no preparo da sua horta vertical.

1ª etapa dos furos

Antes de tudo, com a ajuda de uma trena ou régua, marque com caneta no tubo PVC, os locais aonde serão perfurados. É indicado realizar círculos, com 2 polegadas de diâmetro para inserção das mudas ou sementes.

Mantenha o espaçamento de 25 polegadas, aproximadamente, entre um furo e outro, para as mudas não ficarem muito próximas. Após pronto, realize alguns furos embaixo do cano PVC para o escoamento da água em excesso.

2ª etapa do suporte vertical

Posteriormente, com o auxílio de um martelo, você poderá montar um suporte de madeira simples. Outra ideia, se preferir, você poderá instalar direto na sua parede, alguns suportes de prateleira, e apoiar os canos PVC diretamente nele.

3ª etapa do plantio

Por último, preencha o cano PVC com a terra adubada e encaixe as tampas nas laterais do cano PVC. Depois, apoie o cano PVC no suporte escolhido e prenda com alguns cabos de metal para mantê-lo bem seguro. Finalmente, insira as mudas ou sementes de sua preferência, regando diariamente a sua horta.

Em síntese, note que montar uma horta vertical é uma tarefa simples e pode ser realizada com materiais de baixo custo, fáceis de ser encontrados. Além disto, você poderá dar o seu toque individual, ajustando conforme seu espaço e consumo familiar.

Dica extra de como manter a sua horta sempre produzindo

Por fim, uma dica bem legal para evitar desperdícios, é plantar as mudas espaçando o tempo. Indicamos desta forma, pois, se você plantar os vegetais todos no mesmo dia, provavelmente eles ficarão prontos para colheita no mesmo período. Ao passo que, plantando os vegetais uma vez por semana, você garante verduras em diferentes estágios de desenvolvimento. Desta forma, enquanto você estará colhendo alguns cultivos outros estarão se desenvolvendo na sua horta vertical com cano PVC.

Fique sabendo: Como plantar espinafre: siga essas dicas e aprenda a cultivar do modo certo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies