site statistics

Temperos que não podem faltar na sua horta: confira a lista agora mesmo

Muito mais do que dar aquele gosto especial na comida, temperos trazem lembranças de momentos felizes

Os temperos fazem parte do nosso dia a dia, inclusive trazem lembranças da nossa infância, da nossa mãe ou avó. Ou seja, aquela comida que você nunca mais comeu igual ou não sabe qual o condimento que a faz tão especial. Então, neste dia 01 de março, aqui no Agronews, do Jornal Prime, passaremos uma lista indispensável para você montar a sua horta.

Será uma lista com temperos que não podem faltar na sua hortinha. Todos de fácil cultivo, desde que se tenha o mínimo de cuidado como a irrigação, por exemplo. Mas, com certeza, não é nada diferente do que já vem sendo mostrado aqui no blog. E essa horta poderá ser o seu segredo, que deixará a sua comida única e de lembrança por gerações.

Assim, leia mais: Saiba como conservar hortelã fresca: dicas para preservar por mais tempo

Temperos para ter em casa, ao alcance das mãos

Os primeiros temperos são datados de 3.000 a.c, encontrados em tumbas egípcias. Mas, a sua profusão se deu pelo mundo no século XV, quando as embarcações europeias enchiam-se de especiarias de diversos lugares do mundo. Naquela época, os temperos eram vendidos como artigos de luxo. Hoje, você pode ter na sua horta ao alcance das mãos.

Primeiramente, quando falamos em hortas, leia-se pequenos vasos ou floreiras, que estarão literalmente ao alcance das suas mãos. Logo, o cultivo é bem democrático, seja para quem mora em pequenos apartamentos ou casas amplas. Você só precisará achar um local onde as plantas peguem 4 horas de sol por dia. Do mesmo modo, o restante do tempo o local tem que ser bem iluminado.

Portanto, confira também: Como cultivar manjericão em vaso: siga essas dicas práticas e simples para ter a erva sempre ao alcance

Temperos que não podem faltar na sua horta, confira a lista - Reprodução Canva Pro
Temperos que não podem faltar na sua horta, confira a lista – Reprodução Canva Pro

Hora de saber quais são os temperos indispensáveis para você ter em casa. Porém, lembrando que os mesmos devem ficar abrigados do vento, e se possível, cada um em um vaso.

Ervas aromáticas de origem mediterrânea

Essas plantas precisam de um solo com bastante areia, ou seja, mais leve e que permita uma drenagem mais rápida. O solo deve ter a proporção de metade de areia e outra metade com terra. Os temperos são:

  • Alecrim;
  • Tomilho;
  • Orégano;
  • Sálvia.

Este quarteto é mais resistente ao vento e, com exceção do alecrim, podem ser plantados juntos em uma floreira, por exemplo. São plantas com ciclo de vida perene, o que permitirá muitas colheitas.

Quinteto de temperos que não toleram vento

Já com essa turma você deve protegê-las do vento, pois são mais sensíveis e podem acabar não se desenvolvendo. São plantas que precisam de um solo mais úmido para crescerem bonitas e saudáveis.

Logo, o solo deve ser preparado com ¼ de vermicultura e ¾ de terra. Ou seja, este solo tem que possuir mais compostos orgânicos ou húmus de minhoca. Assim, mantém a água das regas por mais tempo. Os temperos são:

  • Salsa;
  • Hortelã;
  • Coentro;
  • Cebolinha;
  • Manjericão.

No caso de você resolver deixá-las todas na mesma floreira, aqui também tem a sua exceção, que é a hortelã. É uma planta que precisa de mais espaço para se desenvolver.

São plantas de ciclos curtos, ou seja, também chamadas de anuais. Logo, não tenha dó em colher e usar, pois, se não fizer, elas morrerão no final do ciclo.

Dica do Agronews

Se o único local que você tiver para ter a sua horta é onde tem corrente de vento, não se assuste. Apesar disso, tem uma solução: colocar as plantas mais resistentes nas pontas e as mais frágeis no meio. As maiores na ponta farão uma barreira para o vento, e assim, formarão um pequeno ecossistema.

Agora é montar a sua horta com a lista de temperos que o Agronews passou e começar a cultivar lembranças. Se você tem memória afetiva dos amigos e familiares, quando se lembra de uma comida ou especiaria, por que eles não podem ter de você?

Ademais, leia também: Como fazer horta em casa: siga esses passos e veja como é simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies