site statistics

Como cultivar manjericão em vaso: siga essas dicas práticas e simples para ter a erva sempre ao alcance

Tempero muito associado à culinária italiana, mas de origem indiana e de sabor marcante

Quando se fala em cultivar manjericão em vaso a primeira coisa que vem à cabeça é o seu sabor marcante. Se bem que aquela bela pizza marguerita é mais que interessante, também. Então, a dica deste 10 de fevereiro do Agronews, do Jornal Prime, é justamente ensinar como cultivar esse tempero.

Apesar deste condimento ser muito associado à culinária italiana, na verdade, ele é de origem Indiana. E foi se espalhando pelo mundo por volta de 1492 a1600, através das rotas das especiarias. Além de tempero, traz uma série de benefícios à nossa saúde, atuando como desintoxicante e anti séptico, por exemplo. E você verá que plantar manjericão em vaso é muito fácil e que não tem mistério para cuidar também.

Assim, leia mais: Aprenda cultivar beterraba amarela no quintal e veja seus benefícios

Aprenda como plantar manjericão no vaso

Como vem sendo de costume, o Agronews traz mais uma dica rápida de cultivo faça você mesmo. De tão simples e por não precisar de cuidados especiais, o manjericão em vaso é perfeito para se cultivar em apartamento.

Além da função gastronômica, protege contra bactérias, estimula a memória, melhora a pele, a visão e alivia o estresse. É o melhor dos mundos ao alcance da sua mão, na sua cozinha, na sua horta sem agrotóxicos e totalmente orgânico. E se a desculpa era que não tinha local iluminado, por exemplo, essa planta não precisa de mais de duas horas por dia de sol. Ou seja, hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na terra.

Portanto, confira também: Conheça 7 bebidas naturais que podem baixar o açúcar no sangue

Como cultivar manjericão em vaso: siga essas dicas práticas e simples - Reprodução Unsplash
Como cultivar manjericão em vaso: siga essas dicas práticas e simples – Reprodução Unsplash

Há duas formas de fazer o cultivo, por sementes ou mudas, e o Agronews ensinará a segunda opção. Além disso, posteriormente você pode tirar várias mudas com o mesmo processo. Logo, você precisará:

  • Vaso;
  • Terra;
  • Enraizador;
  • Tesoura;
  • Papel toalha;
  • Álcool.

Antes de tudo, a tesoura para a poda precisa estar devidamente esterilizada. Ou seja,  aí está a razão do papel toalha e o álcool na lista acima. Do contrário, você pode estar contaminando a planta com vírus ou bactérias.

Como podar

São as ramificações em “V” que utilizaremos para plantar o manjericão em vaso. Logo, você deve cortar uns quatro dedos abaixo dessa separação.

Separe umas quatro ou seis mudas por vaso. Após realizada essa separação o aconselhável é que o resto do processo seja realizado à sombra.

Hora do cultivo

Após cortar as mudas você precisará colocar as estacas de molho por aproximadamente uns 15 minutos na solução do enraizador. Este produto você encontra em qualquer agropecuária da sua cidade, e seu uso deve ser feito conforme instruções da embalagem. Caso você saiba a receita do enraizador feito com lentilhas, não tem problema, poderá usá-lo.

Ao mesmo tempo que as mudas estão de molho, você prepara o vaso com a terra bem adubada. Não esquecendo que este preparo do vaso e terra deve ter uma boa drenagem. Coloque as mudas do manjericão no vaso, uma ao lado da outra, em volta da borda. Porém, não esqueça de deixar um espaço entre elas, pois ao crescerem ocuparão todo o vaso.

A rega deve ser realizada diariamente e sem encharcar a terra. Sendo que na primeira semana o vaso deve ficar ao abrigo do sol direto. Porém, este ambiente deve ter boa luminosidade natural. Por aproximadamente sete dias as plantas devem ficar murchas, mas não se assuste, porque é normal. Após 10 dias, as plantas do seu manjericão já estarão vistosas e belas.

Dica do Blog Agronews

Faça as podas das flores regularmente, pois isso deixará o seu tempero mais saboroso e com um aroma mais intenso. Este corte deve ser realizado antes mesmo da floração. Como você pode ver, não há mistério no cultivo deste antigo tempero. Além disso, é usado por chefs espalhados pelo mundo todo para dar cor e sabor às suas iguarias.

E agora você tem ao alcance das mãos o seu manjericão em vaso de forma rápida e orgânica para incrementar os seus pratos. Ao mesmo tempo, que cuida da sua saúde e da sua família com os benefícios que essa planta carrega.

Ademais, leia também: Como plantar açafrão verdadeiro: do Mediterrâneo para a sua mesa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies