site statistics

Como montar uma pequena horta no quintal: ideal para quem não tem muito espaço

Veja como você pode melhor aproveitar o espaço do seu quintal

Para quem vive nas grandes cidades, o contato com a natureza é algo bem distante e até raro. Se esse é o seu caso, mas você gosta da vida no campo, do contato com a terra e de cultivar plantas, provavelmente isso seja até uma causa de sofrimento. Por isso, para ajudar nessa questão, hoje, dia 01 de março, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você aprenderá como montar uma pequena horta no quintal da sua casa.

Certamente, esse ensinamento será de grande ajuda aos amantes da vida no campo. Os quais, por viverem em um ambiente urbano, não veem de se dedicarem aos trabalhos próprios da zona rural. Além disso, com uma horta, você pode cultivar várias plantas que normalmente seria necessário comprar. Então, saber como montar uma pequena horta no quintal, além de tudo, abre a possibilidade de se fazer uma boa economia.

Leia também: Como cultivar avenca: saiba agora como plantar e cuidar

Como montar uma pequena horta no quintal

Como montar uma pequena horta no quintal - Foto: Pixels
Como montar uma pequena horta no quintal – Foto: Pixels

Considerando que você não tem tanto espaço, primeiro escolha um lugar adequado para montar sua horta. O ideal, nesse caso, é que o local não seja ensombreado, mas, ao contrário, tenha uma boa incidência dos raios solares.

Depois meça bem o tamanho do canteiro conforme o espaço disponível e limpe o local, caso tenha pedras, tijolos ou outros entulhos, pois, eles podem atrapalhar o enraizamento das plantas. E prepare todos os materiais que serão necessários para realizar a obra. Basicamente, você precisará contar com: 

  • Terra;
  • Areia;
  • Adubo orgânico;
  • Cinza de madeira;
  • Cal virgem.

Uma vez que todo o material está pronto, confira como se deve proceder para montar o canteiro.

Veja mais: Saiba como conservar hortelã fresca: dicas para preservar por mais tempo

Passo a passo de como montar uma pequena horta no quintal

Se o espaço da horta já está limpo e você também já a cercou – com tijolos ou madeira –, é hora então de começar a preparar o substrato.

Comece colocando uma camada de cal virgem para equilibrar o PH da terra que, provavelmente, estará ácido. Por cima dela, já coloque também a cinza de madeira, que tem duas funções: equilibrar o PH do solo – como a cal – e servir como primeira adubagem.

Em seguida, preencha toda a horta com a terra. Misture com ela a areia, que será útil para deixar o solo mais solto e, assim, possibilitar que as raízes se desenvolvam bem. Por último, coloque uma boa dose de adubo orgânico. Depois de tudo isso. A sua horta estará bem montada e pronta para receber as plantas.

Dicas extras

Na horta você poderá cultivar diversos tipos de plantas. Contudo, para garantir o sucesso da plantação, lembre-se de continuar fazendo a adubação do solo frequentemente. Ainda, realize também o controle de pragas.

Então, agora você já sabe como montar uma pequena horta no quintal. Portanto, basta colocar em prática todo o conhecimento já adquirido e começar a cultivar suas plantas.

Saiba mais: Como fazer horta em casa: siga esses passos e veja como é simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies