site statistics

Como fazer horta em casa: siga esses passos e veja como é simples

Veja o passo a passo de como montar uma horta sem maiores complicações

Já pensou que delícia ter alimentos fresquinhos cultivados no conforto do seu lar? Hoje, 16 de fevereiro, no Agronews do Jornal Prime, você irá aprender como fazer uma horta em casa e cultivar maneira simples e prática seus vegetais preferidos seguindo 7 passos simples.

Ter uma horta em casa poderá trazer muitos benefícios. Para famílias grandes, pode significar economia no final do mês. Para os amantes de culinária, significa ter sempre as mãos, ingredientes frescos e saudáveis. Já para quem procura um passatempo, essa atividade poderá contribuir de maneira criativa e ainda embelezar o ambiente. Hoje, demonstraremos que o plantio das hortaliças poderá ser muito fácil e prático.

Leia também: Descubra agora como fazer adubo orgânico caseiro de forma simples e eficiente

Como fazer horta em casa: siga esses passos e veja como é simples - Foto: Pixabay
Como fazer horta em casa: siga esses passos e veja como é simples – Foto: Pixabay

Passo a passo de como fazer uma horta em casa

Veja abaixo como iniciar a montagem do seu canteiro com poucos materiais, utilizando as ferramentas que possui em casa e tendo bons resultados. Confira.

  1. Escolha um local que tenha mais de 4 horas por dia de incidência direta de raios solares;
  2. Verifique se a horta será plantada diretamente no solo ou em vasos;
  3. Misture na terra um pouco de esterco, calcário ou o adubo que estiver disponível;
  4. Escolha as suas hortaliças e vegetais favoritos para fazer o plantio;
  5. Plante as mudas ou sementes dos vegetais com espaçamento com no mínimo 1 palmo de distância entre eles;
  6. Regue diariamente;
  7. Colha as verduras e legumes assim que atingir o tamanho desejado.

Cuidados necessários para proteger o cultivo

Posteriormente, para manter a horta sempre produzindo, alguns cuidados especiais podem ser necessários. Ainda mais em residências que possuem animais domésticos. Nestes casos, é conveniente que sejam instaladas redes de proteção ou cercas para que os animais não ultrapassem o local e estraguem o plantio.

Do mesmo modo, a presença de pássaros em locais abertos podem oferecer risco para os vegetais. Estes animais costumam sobrevoar em busca de alimentos e acabam encontrando as sementes e mudas e podendo alimentar-se delas. Da mesma forma, redes de proteção podem ajudar impedindo pássaros pousem no local desfazendo todo o trabalho realizado.

Dicas para manter os insetos e pragas distantes

Por vezes, para que a sua horta se mantenha longe dos insetos e pragas que acometem as hortaliças, será necessário utilizar alguns truques caseiros para o controle destes agentes invasivos. Veja abaixo algumas opções de inseticidas naturais que podem te ajudar a manter uma horta sempre saudável e protegida.

  • Chá de alho e cebola – Ferva por cerca de 10 minutos, 5 dentes de alho e 1/2 cebola. Espere esfriar e borrife no final da tarde;
  • Solução de pimenta – Triture no liquidificador três ou quatro pimentas dedo-de-moça com dois copos de água. Aguarde por 12 horas e borrife a solução nas hortaliças no final da tarde;
  • Óleo de neem – O óleo de neem poderá ser adquirido em estabelecimentos de jardinagens ou supermercados. Este óleo vegetal possui propriedades antifúngicas e antibacterianas. Nestes casos, será necessário seguir as instruções do rótulo para aplicação.

Finalmente, agora é trabalhar com afinco e dar início a sua horta em casa. Compartilhe com seus familiares e amigos as hortaliças que produzir. Surpreenda a todos com a qualidade e sabor dos vegetais. Se você gostou das dicas, deixe uma mensagem para nós aqui nos comentários abaixo. Desta forma, estará nos ajudando a melhorar a cada dia.

Leia também: Aprenda como fazer jardim suspenso com garrafas pets com um passo a passo bem simples e prático

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies