site statistics

Samambaia-americana: como identificar problemas e manter sua planta saudável

Veja alguns impedimentos que podem ocorrer com a espécie e como tratá-los para mantê-la sempre bonita

As samambaias são plantas muito decorativas e que não exigem tanta atenção. Mas, existem alguns fatores que podem danificar essa plantinha. Por isso, hoje, domingo, 23 de janeiro de 2022, no  Agronews, no Jornal Prime, você vai aprender a identificar problemas com samambaia-americana e como tratá-los.

Popularmente conhecida também como samambaia-espada e lâmina-de-espada, a samambaia-americana é nativa da América do Sul, América do Norte, América Central e Ásia. Por ser adaptável ao calor e de médio porte, é comum a vermos em jardins suspensos, em casas e apartamentos. A seguir, vamos identificar problemas com samambaia-americana e formas de cuidarmos melhor dessa ornamental.

Leia mais: Como plantar orquídeas em vaso: veja como é simples e rápido

Samambaia-americana - Foto: Canva
Samambaia-americana – Foto: Canva

Os cuidados essenciais com samambaia-americana

Lembre-se que a sua plantinha precisa de algumas coisas essenciais para sobreviver e crescer. Terra rica em matéria orgânica, água e luz solar, entre outros. Caso contrário, você pode ter problemas com ela. Essa espécie em especial, necessita de meia-sombra, ou seja, mantenha-a em locais que não recebam luz direta do sol.

Problemas que podem aparecer com folhas amareladas

Geralmente, quando as samambaias começam a apresentar folhas amareladas ou totalmente amarelas, é um sinal de que as raízes estão encharcadas. Há muita água no substrato da sua planta. Troque a terra por uma mais seca e tenha cuidado com as regas excessivas.

Verifique também se o vasinho tem uma boa drenagem de água. Além disso, veja se os furos não estão entupidos ou são pequenos demais para o substrato. Caso seja necessário, troque o vaso por um maior para que a quantidade de água seja controlada pelos furos do vasinho.

Veja também: Como plantar onze horas em garrafa pet: veja agora mesmo essas técnicas infalíveis

Folhas secas e falta de crescimento em samambaia-americana

Esse problema ocorre quando sua plantinha não está recebendo a quantidade necessária de nutrientes. É preciso adubar, pois é assim que sua samambaia vai conseguir crescer bem e desenvolver belas folhas verdes e vistosas.

Além disso, alguns adubos são fáceis de fazer e com baixo custo, com materiais da sua própria cozinha. Mas, sempre é possível optar por fertilizantes sintéticos como o NPK, substância que contém nitrogênio, fósforo e potássio.

Vale lembrar que métodos de fertilização não naturais precisam de atenção extra. A dose errada dessas substâncias podem matar sua planta. Portanto, leia atentamente as instruções do rótulo antes de utilizar esses produtos.

Folhas secas e queimadas

Apesar de ser adaptável ao calor, essa samambaia não responde bem quando é exposta à luz solar direta. Portanto, tenha certeza de que a sua planta esteja em um local que receba apenas parcialmente a luz do sol. De preferência, coloque-a em locais que recebam apenas a luz da manhã ou da tarde.

Por fim, agora que você já sabe identificar os problemas mais comuns que podem acontecer com a sua samambaia-americana, basta colocar em prática as dicas que foram dadas. Assim, a planta estará sempre bonita e saudável.

Você vai gostar: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies