site statistics

Como plantar orquídeas em vaso: veja como é simples e rápido

Nunca foi tão fácil enfeitar a sua casa com lindas orquídeas

Ao se falar em orquídeas, duas ideias vem à cabeça: difícil de cultivar e impossível de cuidar. Portanto, neste dia 17 de janeiro, o Agronews, do site Jornal Prime vai desmistificar esse assunto para você. Você vai terminar esta matéria sabendo como plantar orquídeas em vaso e verá que é simples e rápido.

Antes de partir para a ação, que é o que lhe trouxe até aqui, vamos quebrar duas crenças a respeito da família das Orchidaceae. Do mesmo modo, vamos efetivamente aprender como plantar orquídeas em vaso.

Leia mais: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

Como plantar orquídeas em vaso

Como plantar orquídeas em vaso - Reprodução: Pixabay
Como plantar orquídeas em vaso – Reprodução: Pixabay

Em primeiro lugar, há dois pontos a serem observados: de que as orquídeas não duram (quando bem plantadas e cuidadas duram por décadas). Do mesmo modo, se você cresceu ouvindo que essa planta é parasita, sentimos a decepção. As orquídeas são plantas epífitas, ou seja, vivem sobre outras plantas.

Chegou a hora que você tanto esperava e, também, cairá por terra a primeira ideia. Não há nada de difícil em fazer o cultivo da orquídea, mas é relevante ressaltar a importância do tamanho correto do vaso. A dimensão está proporcionalmente ligada ao tamanho a ser cultivado, vasos muito pequenos limitam o crescimento da planta.

Anote o que você precisa ter na bancada

Antes de você efetivamente colocar a mão na massa, é importante deixar o que vai precisar já separado. Isso otimiza o seu trabalho – se bem que se dedicar às orquídeas é uma terapia – e facilita na hora do plantio. Vais precisar:

  • Pedacinhos de madeira podre;
  • Carvão;
  • Casca de batatinha, casca e pinhão velho, casca de aipim e casca de ovo;
  • Estaca para escora;
  • Casca de pinus.

Leia mais: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

A plantação

O vaso indicado para você plantar sua orquídea é de barro porque ela transpira melhor. Mas se você usar o vaso de plástico, tem que cuidar se o recipiente tem dois dedos maior que o bulbo.

Tipo do material do vaso já escolhido, agora você vai colocar pedaços de madeira podre no fundo e, logo em seguida, as cascas. Exceto a casca de ovo, que será usada ao final. É importante registrar que as cascas devem ser torradas, para evitar concorrência com a orquídea.

Escolha sempre plantas menores para cultivar, pois elas germinam mais rápido que aquelas de tamanhos maiores. Ao colocar a orquídea dentro do pote você pode ajeitar as raízes dobrando um pouco se necessário, mas cuidado para não quebrar.

Assim, agora é o momento que você vai colocar os pedaços de pinus molhados e um pouco de carvão em volta. Neste momento vem mais um pouco de madeira podre, mas agora, se conseguir, dê uma esfarelada e coloque por volta.

Enfim, chegamos aos detalhes finais, o que temos a certeza, corroborou com a  teoria de que mais uma crença limitante nós desmistificamos. Para concluir, só colocar os insumos em volta, nessa ordem, depois da madeira esfarelada:

  • Cascas torradas;
  • Mais um pouco de pinus molhado;
  • Agora sim, a casa de ovo esmagada;
  • Pedacinhos de carvão para enfeitar.

Se necessário usa uma escora para que a sua orquídea germine forte e floresça bonita. Por exemplo, os palitinhos para churrasco.

Os cuidados necessários

Você está lembrando que íamos desmistificar duas crenças? A primeira delas foi quebrada, já que é muito simples cultivar sua planta favorita. Agora é momento de mostrar que cuidar da orquídea é mais fácil do que plantar.

A melhor época para você fazer o cultivo da sua orquídea, assim como trocar de vasos quando necessário, é na primavera. É quando estão mais iluminadas e propensas a reprodução (troca de vasos) e quando começam a florescer.

Você só vai regar após três dias do plantio e para isso somente usar borrifador. A orquídea gosta de umidade e não ficar encharcada. Depois a rega pode ser somente sob demanda, quando verificar que não há mais umidade suficiente.

O melhor lugar para deixar a sua orquídea é perto de janelas onde ela pegue o sol do início da manhã e final da tarde. Ela não se adapta em locais com muito vento.

Definitivamente chegamos ao final com a certeza que o cultivo da planta queridinha do brasil não foi nem um bicho de sete cabeças. E podemos garantir que chegamos até aqui com você tendo duas certezas: é fácil plantar e o cuidado não é nenhum mistério.

Dessa forma, a tarefa mais difícil disso tudo, é escolher qual cômodo da sua casa você vai enfeitar primeiro. O bom é que rapidinho você resolve isso e cultiva mais plantas. Nos conte nos comentários o que achou como plantar orquídeas em vaso e como se saiu na sua experiência. Desse modo poderá estar ajudando os nossos leitores.

Veja também: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies