site statistics

Plantas repelentes que você precisa ter em casa: afasta mosquitos e baratas

Veja quais plantas cultivar para repelir mosquitos e baratas

Nos meses de temperaturas mais altas, é muito comum que comecem a aparecer insetos dentro de casa, como mosquito e baratas, que passam a ser um tormento. Contudo, existe, para esse problema, soluções naturais bem eficazes. Por isso, hoje, dia 26 de janeiro, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você vai descobrir quais plantas repelentes ter em casa para afastar esses visitantes indesejados.

Uma opção óbvia, na temporada de ataque destes insetos, é apelar para os produtos industrializados. No entanto, os inseticidas podem causar danos à nossa saúde, quando inalados ou no contato com a pele. Logo, ter por perto boas plantas repelentes, é uma saída mais saudável e barata, além de trazer mais beleza ao ambiente.

Veja também: Suporte para plantas: aprenda a fazer em casa de maneira fácil

Plantas repelentes que você precisa ter em casa

Os arbustos com propriedades anti-insetos, ao contrário do que muitos podem pensar, não são tipos raros, importados de outros países e, por isso, difíceis de se adquirir. Na verdade, muitos deles são bastante conhecidos popularmente, e é possível que você já tenha alguns deles na sua casa, exercendo essa função sem que você perceba.

Principais plantas repelentes

Plantas repelentes - Foto: Pixels
Plantas repelentes – Foto: Pixels

Citronela

A citronela é a primeira da lista. Seu óleo essencial é bastante usado para a fabricação de repelentes caseiros. Essa planta pode ser cultivada em um espaço aberto, no seu quintal, por exemplo, ou você pode deixá-la em um vaso grande.

Ela gosta muito de água e sol. Por esse motivo, é importante deixá-la exposta aos raios solares e regá-la sempre que o seu solo estiver seco.

Alecrim

Planta de cheiro forte e agradável, o alecrim é muito eficiente para espantar os insetos. Assim como a citronela, precisa tomar bastante sol. Então, colocá-la em um lugar iluminado é essencial. Em contrapartida, a rega não precisa acontecer com frequência. A depender da temperatura, basta molhá-la uma ou duas vezes por semana.

Além disso tudo, o alecrim tem dupla função: uma vez que ele pode ser usado com tempero. Então, isso faz dele ainda mais útil.

Saiba mais: Veja 5 espécies de plantas que absorvem umidade dentro de casa

Alfazema

Tal como o alecrim, a alfazema, ou também chamada de lavanda, também possui mais de uma função. Pois, além de ser muito boa para repelir mosquitos e baratas, ela, com sua beleza, também serve na decoração da sua casa. Isso graças à peculiar cor púrpura que ela possui. É necessário deixá-la bastante exposta ao sol durante o dia e regá-la algumas vezes por semana nos períodos muito secos.

Manjericão

Para afastar mais especificamente os mosquitos, o manjericão é uma das plantas com mais eficiência na tarefa. E isso só aumenta sua relevância, uma vez que ele Já é muito conhecido no Brasil, principalmente por causa dos óleos dos quais é matéria prima.

Boldo

Essa erva está entre as mais famosas do país. Dentre as suas maiores utilidades, o chá de boldo, recomendado para problemas intestinais, ocupa um espaço no imaginário dos brasileiros. Mas, essa planta também funciona como um ótimo repelente contra insetos.

Isso é possível graças ao odor singular que ela expele. Para cultivá-la em casa, deixe-a em um local ensolarado. Além disso, regue-a sempre que seu solo estiver muito seco.

Cuidados necessários no cultivo

Com todas as plantas listadas, você deve ter uma atenção especial para que doenças e pragas não as danifiquem. Para isso, são boas práticas fazer a poda e a adubagem regularmente e pulverizações, quando necessária para combater os fungos.

Por fim, você agora já conhece as melhores plantas repelentes de mosquitos e baratas para plantar em casa. Basta adquirir as mudas, reservar um espaço no jardim e começar a cultivá-las.

Saiba mais: Como plantar alface em casa: siga essas dicas e veja como é fácil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies