site statistics

Como plantar alface em casa: siga essas dicas e veja como é fácil

Entenda, de forma descomplicada, a melhor maneira de cultivar essa hortaliça

Planta símbolo de alimentação saudável, a alface é uma hortaliça bastante rica em vitaminas e com poucas calorias, sendo muito procurada, principalmente, por quem quer perder peso. E hoje, 25 de janeiro, aqui, no Agronews, do site Jornal Prime, você vai descobrir uma maneira fácil de como plantar alface em casa.

A alface é uma hortaliça antiquíssima e muito consumida até os dias de hoje. Essa verdura tem presença constante nas saladas dos almoços e jantares. Você a encontra para vender em feiras e supermercados. Por isso, se tão grande é o seu consumo, o melhor é saber como plantar alface em casa, pois, dessa maneira, ela estará sempre à mão e se economiza mais.

Leia também: Como plantar cheiro verde em vasos: olha essas dicas incríveis que você vai amar

Como plantar alface em casa

Como plantar alface em casa - Foto: Pixels
Como plantar alface em casa – Foto: Pixels

O processo de cultivo dessa planta é dos mais simples. Além disso, ela pode ser adaptada aos diferentes ambientes. Logo, mesmo que você não more na zona rural, mas na cidade, seja em casa ou apartamento, você pode plantar o alface normalmente.

Outro importante esclarecimento é quanto ao local do plantio. O mais comum é construir hortas e fazer canteiros para colocar os alfaces. Contudo, eles podem, sem problemas, ficar em vasos, como as demais plantas.

Veja também: Como plantar cenoura em vaso: saiba a maneira mais fácil e correta

Processo de plantação do alface em casa

Inicialmente, você deve preparar as mudas. Para essa atividade, são necessários os seguintes elementos:

  • Terra e areia;
  • Adubo orgânico;
  • Pequenos potes de plásticos;
  • Sementes de alface.

Depois de selecionados esses elementos, o plantio acontece desta maneira: coloque a terra já adubada nos potes. Logo depois, comece a semear, 3 ou 4 por pote, cubra as sementes. Por fim, você deve armazená-las em um local que receba no máximo 4 horas de sol por dia.

Lembre-se, ainda, de regá-las pela primeira vez. Aliás, você deve molhá-las duas vezes ao dia, e não despeje a água diretamente. Use, se for possível, algo como um borrifador. 

O período médio para que os primeiros alfaces comecem a aparecer é de 30 dias. Quando isso acontecer, é importante que seja feita a podagem das folhas menores e mais fracas.

Com o crescimento das mudas, você vai ter que fazer a mudança delas para um local definitivo: um vaso ou canteiro. A terra para a replantação pode ser a mesma. Apenas se atente, no caso dos vasos, ao fato de que ele precisa ter furos que possibilitem a drenagem da água.

Cuidados necessários e período de colheita

Após o plantio definitivo, você deve regar o alface em dias alternados. Há também uma boa prática de adubá-lo a cada 15 dias. Proteja-o, ainda, não só contra o sol excessivo, mas contra a chuva, pois isso pode matá-lo. Para finalizar, após 2 semanas começam a nascer as primeiras folhas consumíveis.

Então, através desse passo a passo, você, agora, já sabe como plantar alface em casa e está apto a fazer seu cultivo em casa. Basta separar os  materiais, seguir o que foi descrito aqui e partir para a ação.

Saiba mais: Como plantar macaxeira: você vai ver como é fácil e rápido

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies