site statistics

Como branquear couve-flor: entenda o processo e saiba como fazer

Saber como branquear couve-flor é uma forma de conservar melhor o legume

A couve-flor é um legume que fica preto rapidamente. Portanto, se você é uma pessoa ama comê-lo, deve se frustrar no momento em que abre a geladeira e vê que já não é mais comestível. Nesta quarta-feira, 26 de janeiro, no AgroNews, do Jornal Prime, você vai aprender a como branquear couve-flor.

Congelar alimentos é uma técnica muito usada por donas de casas. Afinal, essa é uma forma de conservar as suas propriedades e é extremamente funcional para quem tem o dia a dia corrido. Mas, saber como branquear couve-flor é uma forma de conseguir preservar o legume por mais tempo dentro da geladeira.

Leia mais: Como plantar alface em casa: siga essas dicas e veja como é fácil

Como branquear couve-flor corretamente?

como branquear couve-flor
Como branquear couve-flor (Imagem: Freepick)

O branqueamento é um método de preparação dos alimentos em que os vegetais são cozidos por um curto período de tempo. Mas, deve ser com água fervente ou vapor. Depois que passem três minutos de fervura, remova o vegetal da água. Portanto, ele estará parcialmente cozido, porém, firme.

Sendo assim, como branquear couve-flor é uma técnica que, quando feita corretamente, preserva a cor do legume por mais tempo. Além disso, deixa-o crocante e com sua textura original.

Uma dica: se a couve-flor passar mais do que três minutos na água pode ficar mole ou murcha. Isso faz com que ela perca suas propriedades, sabor e nutrientes.

Confira mais: Como plantar couve-manteiga: veja técnicas rápidas e fáceis

Posso congelar a couve-flor?

Depois que você fizer a técnica do branqueamento, o ideal é que a couve-flor seja congelada. Mas, faça isso somente depois que ela estiver totalmente fria. Coloque-a em pequenas porções para levar ao freezer. É importante etiquetar o alimento com a data em que ele foi congelado, pois se ficar muito tempo na geladeira pode não ter tanto sabor ao descongelar.

Como fazer a couve-flor depois de congelada?

Agora que você saber como branquear couve-flor corretamente, deve se perguntar como fazer o alimento da forma certa, não é mesmo? Vale lembrar que ela não está cozida, você apenas branqueou esse alimento. Portanto, você pode preparar a couve-flor da maneira que desejar. Pode ser refogada, cozida ou assada. Entretanto, se você decidir cozinhá-la, não é necessário ser por tanto tempo, como a couve-flor fresca.

Para dar mais sabor ao alimento, tempere a água com os ingredientes que mais gosta. Portanto, ao invés de colocar o tempero direto no legume, faça isso na água do cozimento. Se você for assar ou refogá-la, deixe-a no tempero por 20 minutos.

Aprendeu a como branquear couve-flor? Agora é somente aplicar essa técnica para deixar o seu dia a dia mais prático e preservar as propriedades do alimento para consumi-lo com todo o seu frescor.

Saiba mais: Como plantar couve-flor: passo a passo para você cultivar em casa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies