site statistics

A maneira ideal de plantar alho em casa com esse passo a passo incrível: aproveite todos os benefícios dessa planta comestível

Veja uma forma simples e eficaz de cultivo do alho na sua casa

O alho é uma planta comestível muito usada tradicionalmente para temperar os alimentos, propiciando a harmonia perfeita entre os sabores. Além disso, a planta ainda tem muitas propriedades medicinais que a tornam ainda mais importante de se ter sempre em casa. Por isso, hoje, dia 18 de fevereiro, no Agronews, do site Jornal Prime, você aprenderá a maneira ideal de se plantar alho em casa, com dicas bem simples.

Ter essa planta em casa é importante, não só do ponto de vista da culinária ou da medicina, mas também pelo lado econômico. Porque com a pandemia, a alta no preço dos produtos foi geral, e saber como plantar alho em casa, é a chance que você possui de poder contar com um item duplamente necessário, a qualquer momento, sem ter que comprá-lo diariamente.

Leia mais: Saiba como plantar ameixa com o caroço: guia prático e facilitado para você cultivar em casa

Como plantar alho em casa

plantar alho em casa - Foto: Pixels
plantar alho em casa – Foto: Pixels

A maneira ideal para plantar o alho é também a mais simples possível. Não precisa de máquinas ou equipamentos mais sofisticados, exigindo poucos acessórios que, por sinal, podem até ser recicláveis. 

Ademais, as próprias formas de cultivo da planta são bastante rápidas. Você faz o plantio, ela se desenvolve, e ao cabo de mais ou menos dois meses, a primeira colheita já pode ser realizada.  Vejamos qual o método de plantação dessa planta tão benéfica ao nosso corpo.

Veja também: Como cultivar avenca: saiba agora como plantar e cuidar

Passo a passo para plantar alho em casa

Você pode começar usando o alho inteiro – a cabeça de alho – ou separá-lo em partes, que são os dentes de alho. De um jeito ou de outro, retire o excesso de casca que o cobre. Depois, coloque o alho inteiro ou as cascas suspensas em pequenos potes de plástico com água, de maneira que apenas a parte de baixo tenha contato com a água.

Na verdade, caso você não tenha esses potes, é perfeitamente possível improvisar e usar pequenos copos de plástico, semelhante àqueles que vêm com requeijão. Isso porque eles também servem para essa finalidade.

Voltando ao alho – ou aos dentes de alho – que ficou suspenso na água, deixe-o deste modo por dez dias. No quinto dia, já será possível que você perceba a germinação que ocorre, na parte de baixo, que fica submersa na água, começará a apresentar raízes que irão desenvolver-se bastante.

Ao final do décimo dia, não só raízes embaixo estarão à mostra, mas também folhas verdes cumpridas e verticais aparecerão em cima. Esse será, então, o tempo ideal para plantar. 

Retire-o da água, leve-o a um vaso ou canteiro previamente preparados e com solo já adubado, rico em matéria orgânica. Faça uma cova com cerca de 2 cm de profundidade e plante a muda de alho. Faça a rega para deixar o solo sempre úmido.

Mais informações sobre o alho

A colheita ocorrerá no segundo mês a partir da plantação. Ainda, após a colheita, é preciso colocá-lo sob a luz solar por 30 dias para que fique bem seco. Para finalizar o processo, deixe-o mais um período de 20 dias na sombra antes de usá-lo.

Então, você agora já sabe a melhor maneira para plantar alho em casa. Basta praticar tudo que foi descrito aqui e em poucos meses, os primeiros resultados aparecerão.

Saiba mais: Plantar jaca em vaso: veja agora as melhores maneiras de plantar jaca

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies