site statistics

Saiba como plantar ameixa com o caroço: guia prático e facilitado para você cultivar em casa

Hoje, você aprenderá como plantar ameixa com o caroço de forma fácil para ter essa fruta em casa

Além de ser uma fruta deliciosa e muito usada em diversas composições culinárias, a ameixa também fornece muitos nutrientes importantes para a saúde humana. Pensando nisso, o Agronews, do site Jornal Prime, ensina hoje, 16 de fevereiro, como plantar ameixa com o caroço.

Sendo originária do continente asiático, a ameixa se adapta bem ao clima do sul e sudeste brasileiro. Seu fruto exala um aroma muito agradável e é doce, podendo ser utilizado no preparo de geleias, sucos, iogurtes, cremes e afins.  A seguir, você aprenderá como plantar ameixa com o caroço.

Você vai gostar: Como consumir pitaya: conheça maneiras fáceis de incluí-la na dieta

Ameixas - Foto: Canva Pro
Ameixas – Foto: Canva Pro

Como plantar ameixa com o caroço

Primordialmente, você pode encontrar facilmente esse fruto em supermercados e feiras, não sendo preciso de muito esforço para se obter. A princípio, separe o caroço de no mínimo três frutas para realizar o plantio. Fazendo isso, as possibilidades de se obter uma nova muda saudável são maiores. A seguir, ensinaremos como plantar ameixa com o caroço dessa impressionante frutífera.

Como preparar as sementes de ameixa

Após consumir a polpa da fruta, deixe os caroços em um papel toalha a mantenha-os em um local que receba luz solar diretamente de 3 a 4 dias. Após o processo de secagem dos caroços, quebre-os com o auxílio de um martelo para obter a semente de cada um deles.

Em seguida, faça um teste com as sementes obtidas. Coloque as sementes em um copo de água gelada, aquelas que afundarem estão boas para o plantio. Isto ocorre porque o embrião sadio e pronto para germinar é mais pesado.

Posteriormente, retire as sementes da água e as envolva em um papel toalha umedecido. Disponha o embrulho em um saco plástico e guarde-o na geladeira de modo que nada venha a amassar e atrapalhar a germinação.

Semanalmente, verifique como está o processo de crescimento e mantenha o papel toalha umedecido. Contudo, tenha cuidado para não interferir diretamente na semente. Nesse caso, utilize um borrifador para umedecer o papel. A germinação deve ocorrer entre 5 a 12 semanas após os procedimentos.

Veja também: Saiba como fazer uma cesta suspensa de melancia e tenha belas frutas em casa

Plantio e cuidados

Logo após o período de germinação, prepare um vaso com furos ao fundo, adicionando uma camada de seixo e preenchendo o restante com substrato rico em matéria orgânica. Faça um furo com 5 centímetros de profundidade e  posicione as sementes, cobrindo-as com mais substrato. Mantenha seu futuro broto umedecido e em um local que receba o mínimo de 6 horas de luz solar direta.

Sobretudo, sua plantinha é resistente e só precisará que você a mantenha em local arejado, com incidência solar mínima de 4 horas, e regas diárias. Quando adulta, deve ser transplantada para o quintal ou um vaso maior, para se desenvolver completamente e frutificar no momento correto.

Adubos e fertilizantes

De antemão, a ameixa demora de 3 a 5 anos para frutificar. Antes desse período, faça a adubação ou a fertilização do solo uma vez por ano. Se preferir o método orgânico, alguns componentes fáceis de se obter podem ser usados. Para isso, misture à terra elementos como: pó de casca de ovo, cascas de banana trituradas, restos de cenoura e batata, borra de café e farinha de osso.

Além disso, também é possível realizar a fertilização de forma sintética ou artificial. Durante o processo de crescimento da planta até a fase adulta, é recomendado o uso de NPK com proporções 10-10-10. Porém, no decorrer das fases de floração e frutificação, deve-se trocar para as proporções 05-20-10 e 04-14-08 (leia atentamente as instruções dos rótulos antes da utilização dos produtos).

Agora que você já sabe como plantar ameixa com o caroço, como cultivar e cuidar bem dessa planta, basta colocar em prática as dicas que foram dadas. Assim, você terá essa formidável planta frutífera de forma simples em seu lar.

Leia mais: Como usar casca de ovo nas plantas: faça você mesmo o melhor adubo para suas plantinhas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies