site statistics

Aprenda como cuidar e regar o cacto-estrela: dicas essenciais para manter essa plantinha linda e forte

Veja o que fazer para cuidar da maneira certa de um cacto-estrela

Uma planta de características muito particulares. O cacto-estrela consegue produzir uma flor belíssima, que, por sua vez, trata de expelir um cheiro dos mais desagradáveis possíveis. Esse descompasso atrai a curiosidade, e daí, a atenção de alguns, mas também desperta a aversão de outros. E, para aqueles do primeiro grupo, falaremos hoje, dia 18 de fevereiro, no Agronews, do site Jornal Prime, sobre como cuidar e regar o cacto-estrela.

O cacto-estrela é originário do continente Africano, mais especificamente, pertence à África do Sul. Além disso, ele faz parte da família das suculentas, que são plantas de raízes, talos ou folhas mais grossos para armazenar água. Ele é ótimo para se usar como peça de ornamentação. Então, se você está pensando em mudar a decoração da sua casa, aprender como cuidar e regar cacto-estrela e usá-lo para este fim é uma ótima opção.

Leia mais: Como plantar orquídea em casca de coco: dica ouro para você

Como cuidar e regar o cacto-estrela

como cuidar e regar o cacto-estrela - Foto Pixabay
como cuidar e regar o cacto-estrela – Foto Pixabay

O cacto-estrela não exige tantos cuidados. Ele é uma planta que se adapta facilmente a diferentes climas e ambientes, com exceção dos lugares muito frios. Além disso, se caracteriza por ser perene, ou seja, você pode cultivá-la o ano todo.

Outras características são suas hastes bastante eretas, com flores belas e grandes de uma cor rosa que chama muita atenção. Atrai os olhares pela beleza, mas também pelo cheiro que ela exala. Trata-se de um odor de carne em decomposição.

Isso acontece porque essa planta é polinizada por moscas e besouros. Então, espalhando pelo ambiente afora esse mau cheiro, ela consegue atrair os insetos para que faça de espalhar o pólen de uma flor para o ovário de outra.

Veja mais: Como plantar cebolinha e cheiro verde: siga este fácil passo a passo

Dicas de como cuidar e regar o cacto-estrela

Na contramão da maioria das suculentas, o cacto-estrela gosta de regas boas e feitas regularmente. Entretanto, tenha o cuidado de não deixar o solo encharcado, ou mesmo muito úmido, pois isso prejudica o desenvolvimento da planta.

Aliás, ainda que ela tenha a facilidade para se adaptar a diversos tipos de solos, aprecia sempre solos bem adubados e ricos em matéria orgânica. Ainda, é importante que a terra esteja sempre bem drenada.

Outra informação relevante sobre os cuidados com o esse tipo de suculenta, é que o melhor desenvolvimento dela se dá em meia sombra. Ou seja, não é tão aconselhável cultivá-la ao pleno sol, salvo se você morar em regiões mais frias como é no sul do país.

Dicas extras

Se você está pensando em cultivar o cacto-estrela, saiba que é possível plantá-lo em um canteiro ou utilizar um vaso. Suas primeiras flores aparecerão após 1 ano da data do plantio e geralmente a floração inicia no verão e se prolonga até o outono. Por último, atente-se às pragas que podem atacar a planta. A mais comum é a cochonilha, e para combatê-la, utilize inseticidas ou a solução caseira de água e álcool metilado.

Então, você agora já conhece as informações básicas sobre como cuidar e regar cacto-estrela, basta, portanto, partir para a prática e começar a cultivar sua plantinha. Boa sorte!

Saiba mais: Plantar jaca no quintal: saiba tudo sobre o plantio dessa fruta incrível

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies