site statistics

Como cultivar avenca: saiba agora como plantar e cuidar

Uma planta ornamental, com propriedades medicinais e poderes místicos

Aprenda como cultivar avenca, essa planta ornamental que fica muito bem decorando ambientes externos, quanto internos da sua casa. Nesta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, só aqui no Agronews, do Jornal Prime, dicas e curiosidades sobre o cultivo.

A Adiantum capillus-veneris, nome científico da avenca, é uma planta que requer alguns cuidados especiais, mas nada complicado. Em outras palavras, seguindo as dicas, é certeza que conseguirá bons resultados, bem como uma planta vistosa e que, segundo dizem, é muito mais que uma planta decorativa. Veremos como cultivar avenca e os seus poderes, digamos, especiais.

Assim, leia mais: Como plantar cebolinha e cheiro verde: siga este fácil passo a passo

Como cultivar avenca, uma planta mais do que decorativa

A avenca é considerada uma planta mística por espantar o mau olhado e atrair energias positivas. Quando as suas plantas murcham é sinal de que a inveja andou passando pelo local. Porém, nem tudo é o que parece ser. Talvez as folhas tenham murchado porque não houve irrigação corretamente. Todavia, você aprenderá a cultivar avenca da forma que deve ser, logo, irrigação não será o problema.

O cultivo da avenca é associado às suas propriedades medicinais, usada, principalmente, pela medicina oriental. O chá da planta é um excelente anti-inflamatório, laxante, expectorante e diurético. Contudo, o ideal é preparar somente para uso terapêutico com orientação médica.

Portanto, confira também: Como plantar manga em vaso: aprenda essa técnica simples e eficaz

Como cultivar avenca: saiba agora como plantar e cuidar - Reprodução Canva Pro
Como cultivar avenca: saiba agora como plantar e cuidar – Reprodução Canva Pro

Hora de preparar o substrato

O substrato é uma das partes mais importantes para o cultivo da avenca. Além disso, é um determinante quanto à saúde e vitalidade da sua planta. Sendo assim, papel e caneta na mão para anotar o que você precisará:

  • Folha em decomposição;
  • Areia de construção;
  • Carvão em lascas;
  • Esterco de curral (bem) curtido.

Tanto a folha em decomposição quanto o esterco de curral, você encontra facilmente em loja de jardinagem da sua cidade. A areia de construção, também é conhecida em algumas regiões por areia de rio ou areia lavada.

Como preparar

Para preparar o substrato, você usará uma medida de folha em decomposição por meia medida de esterco de curral bem curtido. Ademais, precisará também de mais ou menos 1/2 litro de carvão em lascas, que ajudará bastante a condicionar o solo e manter os nutrientes. E, por fim, adicione 1/2 medida de areia de construção, mexendo tudo até a mistura ficar homogênea.

Como cultivar avenca: a hora da verdade

Substrato feito, agora é aquele momento que vamos efetivamente fazer o plantio da muda de avenca. E para isso, o vaso de plástico já deve estar devidamente preparado com seu furo e a base feita com cacos de telha, apenas. Ou melhor, no caso do vaso ficar em local que tenha piso, adicione uma manta ao fundo para fazer uma melhor filtragem da água.

Coloque uma camada de substrato para fazer a base no recipiente e dê uma leve compactada com as mãos. Nesse sentido, você tira o ar que possa ter ficado nesta base.

Agora é tirar a muda do recipiente ou saquinho preto, cuidando para não desmanchar o torrão e centralizar no vaso. Complete as laterais com o substrato, deixando um pouco mais cheio que a borda do vaso. Novamente, dê leve compactada e este excesso irá ceder a medida que for molhando a terra.

Irrigação e iluminação, todo cuidado é pouco

Você viu que até aqui como que cultivar avenca é tranquilo e sereno, mas este momento da irrigação requer um pouco mais de atenção. Contudo, combinaremos que também não é difícil. Ou seja, a avenca gosta do substrato sempre úmido, jamais encharcado.

Logo, você pode fazer o controle mexendo um pouco na terra. Quando ver que ela está seca, é hora de irrigar a sua planta novamente. Além disso, se o substrato ficar seco, as folhas vão murchar e a sua planta pode morrer. Ou seja, não tem nada a ver com inveja, mas sim, mal asseio com a plantinha.

A avenca gosta de locais com bastante luminosidade, mas não luz solar direta. Ainda mais se tiver muito vento, será o calvário para a planta, pois as suas folhas não gostam e também são muito frágeis.

Dica do Agronews

Nos dias muito quentes e secos, use um pulverizador para molhar as folhas da sua avenca. Ela gosta de ambientes úmidos, e assim, ajuda a climatizar a planta. Em outras palavras, faz com que ela se desenvolva muito mais forte.

Enfim, você viu que mesmo sendo uma planta mais delicada e que requer um pouco mais de cuidado, é bem tranquilo ter em casa. E você seguindo passo a passo como cultivar avenca, terá uma flor muito bonita para decorar a sua casa ou escritório.

Ademais, leia também: Como cultivar bambu da sorte na água: faça agora mesmo em casa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies