site statistics

Para que serve o chá de erva-cidreira? Melhore seu humor e seu intestino com essa infusão extraordinária

Trate os transtornos emocionais e alterações digestivas com o mínimo de efeito colateral

A cidreira, que tem por nome científico, melissa officinallis, é da família da menta, do boldo e hortelã. Popularmente conhecida como erva-cidreira ou melissinha, apesar de ser nativa da Europa, é muito utilizada no Brasil no preparo do famoso chá de erva-cidreira. Hoje, 13 de fevereiro, aqui no Agronews, do Jornal Prime, aprenda para que serve essa planta medicinal.

Muitas pessoas sofrem alterações do intestino como consequência da má alimentação ou até mesmo devido patologias. O chá de erva-cidreira, com seus compostos flavonoides e fenólicos, desenvolve ação antioxidante e atua como agente de defesa em resposta ao estresse. Como resultado, trata alterações digestivas e ansiedade. Além disso, há inúmeras outras propriedades que vão te surpreender.

Leia também: Óleo de coco para clarear os dentes: saiba como utilizar esse líquido para deixar a sua dentição branquinha

Benefícios da erva-cidreira

Primeiramente, essa maravilhosa planta medicinal é encontrada facilmente em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias e feira-livre. Também é muito comum ter na maioria das hortas dos quintais, dado que é de fácil cultivo. Saiba mais para que serve o chá de erva-cidreira:

  • Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono, porque possui propriedades calmantes;
  • Trata alterações digestivas com suas propriedades antioxidantes;
  • Combate a dor de cabeça, principalmente se for resultado de estresse. Como resultado da ação analgésica e relaxante do chá de erva-cidreira.

Você pode gostar: Cheirinho de casa chique: aprenda a fazer aromatizador caseiro com apenas 3 ingredientes

Para que serve o chá de erva-cidreira? Melhore seu humor e seu intestino com essa infusão extraordinária - Reprodução: Canva
Para que serve o chá de erva-cidreira? Melhore seu humor e seu intestino com essa infusão extraordinária – Reprodução: Canva

Como fazer o chá de erva-cidreira

Ele pode ser feito tanto com as folhas desidratas, como com aquelas fresquinhas colhidas na hora. Ambas as formas vão te proporcionar os benefícios sem perder suas propriedades. Veja a seguir os ingredientes.

  • Folhas de erva-cidreira;
  • Água fervente.

Modo de fazer:

Coloque as folhas de erva-cidreira em um recipiente e adicione a água fervente. Logo após, tampe e deixe descansar por alguns minutos. Em seguida, coe e beba, de preferência sem açúcar. Recomenda-se o uso três xícaras de chá de cidreira por dia.

Efeitos colaterais

Apesar de não ser muito comum, se tomar em excesso, o chá de erva-cidreira pode potencializar sonolência, náusea e tontura, devido sua propriedade calmante e relaxante. Nesse sentido, não se recomenda o uso por mais de quatro meses consecutivos.

Antes de você ir embora: Truques caseiros para deixar o quarto mais fresco apenas com o ventilador

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies