site statistics

Por que a impermeabilização da laje é importante em uma construção?

Vamos te explicar porque a impermeabilização da laje é tão importante e alguns cuidados na hora da aplicação dos produtos

Em uma obra todo cuidado é pouco na elaboração do projeto, e a impermeabilização da laje é um dos itens que merece atenção para o sucesso na conclusão do serviço. Nesta quinta-feira, 27 de janeiro, o Agronews, do site Jornal Prime, vai te mostrar como construir uma laje segura, com caimento perfeito.

Quem realiza esse tipo de serviço, sabe que a escolha do produto correto e um trabalho de qualidade são primordiais para que a laje seja finalizada e não apresente problemas no futuro. Mas, como essa impermeabilização da laje deve ser feita? É isso que vamos falar um pouco mais abaixo.

Em seguida, leia também: Como armazenar corretamente frutas e legumes por mais tempo?

Técnica para impermeabilização da laje

Porque a impermeabilização da laje é importante em uma construção?
Porque a impermeabilização da laje é importante em uma construção? – Foto: Pixabay

A técnica de impermeabilização da laje é responsável por proteger a superfície de diversos danos, muitos causados por fatores naturais, como a chuva e raios solares. Por isso, esses ambientes devem ser impermeabilizados, evitando perdas dos materiais usados na obra, além da desvalorização do imóvel.

Para uma boa impermeabilização, é indicado a instalação de uma manta líquida ou impermeabilizantes de diferentes marcas, o que vão garantir a melhor durabilidade do serviço realizado. No entanto, antes de iniciar os trabalhos, é necessário saber qual é o tipo de laje a ser impermeabilizada, pois cada uma exige um tipo de produto específico.

Outro item fundamental é que, antes de impermeabilizar a laje, é preciso construir da base de forma correta e alinhar o caimento para a água escoar nos pontos certos. Um caimento de 1% para os ralos faz com que a água não fique empoçada, criando barrigas na laje.

Muitos especialistas no assunto elaboram um arredondamento nos cantos da superfície para que a estrutura não sofra com falhas ou venha a ser restaurada de forma prematura. Esse é um detalhe que precisa ficar em alerta.

Também, veja mais: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Benefícios de realizar impermeabilização da laje

A impermeabilização das lajes tem muitos benefícios, pois tornam aquele ambiente útil para o lazer ou até mesmo, sendo usado como estacionamento ou outras funções. Um bom trabalho de impermeabilização resulta em valorização dos empreendimentos, pois esse aproveitamento do espaço é muito aprovado hoje, principalmente nas grandes cidades.

Entre outras vantagens, além da durabilidade da edificação, as lajes impermeabilizadas ainda necessitam de menos manutenção. Também, oferecem ao ambiente escolhido temperaturas mais agradáveis e um maior isolamento acústico, como se fosse uma manta protetora do local ao qual foi instalado.

Cuidados na hora de realizar o serviço

Uma laje mal impermeabilizada pode ocasionar infiltrações de água, armações corroídas e até mesmo danos elétricos. Por isso, muito cuidado na hora de escolher o produto certo. Às vezes, a economia nos materiais pode trazer gastos futuro.

Assim, escolha um produto de boa marca e que seja de fácil colocação. Além disso, é sempre indicado que um especialista faça o serviço. Existe aquela lenda de que todos podem ser pedreiros ou especialistas em obras. Mas, não é bem assim. Esses profissionais têm anos de experiência e sabem a forma correta de manejar o material de obra.

Além disso, o tipo de manta que é aplicada nas lajes para a impermeabilização requer um certo cuidado e correto manejo. Não só para que o produto venha a aderir por completo na superfície, como também um resultado final que agrade o proprietário do local.

Assim, contrate um profissional experiente, pois ele tem todas as qualificações para garantir um bom trabalho e a impermeabilização da laje perfeita. Isso vai resultar em uma obra segura e consequentemente a entrega de um trabalho de qualidade aos moradores.

Concluindo, saiba mais: Como ter uma cozinha americana com produtos de qualidade e baixo custo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies