site statistics

Como hidratar a boca ressecada com produtos naturais: saiba quais realmente podem ser usados

O poder dos produtos naturais na manutenção da nossa saúde bucal

Se você sofre de xerostomia, não se assuste. Não é palavrão, mas sim, o nome dado a quem sofre de boca seca. Logo, os lábios ficarão ressecados também. Porém, o Agronews vai lhe ajudar, neste 27 de janeiro, ensinando como hidratar a boca ressecada. Por fim, coloque o Jornal Prime nos seus favoritos para não perder nenhuma dica, pois diariamente tem novidades e sugestões imperdíveis.

A boca seca ou xerostomia é mais comum entre os mais idosos, e é queixa de 20% da população mundial. Ou seja, se não tratada, pode trazer uma série de problemas que não são só o mau hálito. E mais, se não averiguada, pode trazer alterações graves na boca. Do mesmo modo, dormir de boca aberta, não tomar muita água, sol em excesso ou vento frio resseca os lábios. Portanto, fique conosco e aprenda a como hidratar a boca ressecada.

Assim, leia mais: Faça vinagre de maçã natural e confira diversos benefícios para sua saúde

Veja como hidratar a boca ressecada com produtos naturais

Fique atento se você não sofre de doença autoimune, como a Síndrome de Sjögren, que causa ressecamento nos olhos e boca. Se não fizer uso de medicamentos que podem causar a xerostomia, talvez beber mais água já ajuda.

Inclusive, a água é excelente para regular a temperatura do corpo, melhorar a circulação sanguínea e facilitar a digestão. Se você achava que era só para matar a sede, lamentamos, mas você está equivocado. Também promove a hidratação da pele e lábios. 

O Agronews vai passar duas dicas como hidratar a boca ressecada. A primeira, no caso da xerostomia, e a segunda, no caso de você sofrer mais com o ressecamento dos lábios. Desde que o uso da máscara passou a ser recorrente, por causa da pandemia, os lábios sofrem menos com a ação do tempo. Porém, algumas pessoas ainda se lamentam disso.

Portanto, confira também: Chá verde ajuda a emagrecer? conheça os principais benefícios dessa infusão e saiba como consumir

Como hidratar a boca ressecada com produtos naturais: saiba quais realmente podem ser usados - Reprodução Pixabay
Como hidratar a boca ressecada com produtos naturais: saiba quais realmente podem ser usados – Reprodução Pixabay

Dica um: alimentos que ajudam aumentar a hidratação da boca

No caso das pessoas que sofrem de boca seca (xerostomia), há alguns alimentos que ajudam na hidratação e aumento da saliva. Assim como o tomate, por exemplo, que é 93% água e pouco calórico pode ser consumido em maior quantidade. Claro, caso você não seja alérgico.

Além do mais, a saliva tem um importante papel na manutenção da saúde bucal. É ela a responsável por manter a lubrificação e onde se inicia o processo digestivo. Em outras palavras, a falta dela pode aumentar o número de cáries, infecções orais, dificuldades para engolir, mastigar e falar. Enfim, vamos ao que interessa, que é como hidratar a boca ressecada, aqui através dos alimentos:

  • A maçã e o pepino – Estimulam a produção de saliva;
  • Gengibre e pimenta caiena – Ricos em vitamina C e A, respectivamente;
  • Chá de erva doce;
  • Suco de babosa – Tem efeito de aumento de secreção do nosso sistema digestivo, começando pela saliva.

Dica dois: 6 produtos naturais para ajudar a hidratar seus lábios ressecados

Não pense que ficar lambendo os lábios irá auxiliar na hidratação, ao contrário, pode inclusive causar infecções, no caso de já estar machucado. Assim, evitar muita exposição ao sol ou em épocas de frio, também ajudará a deixar seus lábios mais hidratados.

Agora, se você quiser deixar os seus lábios devidamente bem cuidados o ano todo, seguem os 6 produtos naturais. Ou seja, eles sim tem o poder de deixar os seus lábios hidratados o dia todo:

  1. Vaselina;
  2. Mel;
  3. Cera vegetal;
  4. Cera de abelha;
  5. Azeite de oliva;
  6. Morango.

Ao mesmo tempo, principalmente se você sofre com a boca seca, é importante procurar a ajuda de um dentista. Isso porque a xerostomia pode ter uma série de causas que ocasionam este problema. Bem mais simples é tratar os lábios secos, que além da falta de hidratação, podem ser hereditários. 

Se você gostou de como hidratar a boca ressecada, não deixe de comentar e compartilhar com os amigos e nas redes sociais. E se quiser, podemos voltar com uma matéria exclusiva de receitas dos seis produtos mencionados para tratar os lábios secos.

Ademais, leia também: 5 fatos sobre energia fotovoltaica que você vai gostar de descobrir

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies