site statistics

Como armazenar corretamente frutas e legumes por mais tempo?

Você sabia que existem algumas formas de armazenar corretamente frutas e legumes por mais tempo, tendo um alimento bom para consumo?

Manter os alimentos em condições de consumo é essencial, mas isso só funciona quando você sabe como armazenar corretamente frutas e legumes, preservando o seu sabor e aparência. Nesta terça-feira, 25 de janeiro, o Agro News, do site Jornal Prime, vai te mostrar como conservar por mais tempo a comida com dicas fáceis de seguir.

Quem mora em regiões muito quentes ou frias sabe como é difícil manter os alimentos em boas condições. Mas, você sabia que existem algumas formas de armazenar corretamente frutas e legumes por mais tempo, tendo um produto bom para consumo?

Em seguida, leia também: Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

Dicas para armazenar corretamente frutas e legumes

Como armazenar corretamente frutas e legumes por mais tempo?
Como armazenar corretamente frutas e legumes por mais tempo? – Foto: Pixabay

Se você tem problemas em guardar alimentos, vira e mexe acaba perdendo-os por não guardar de forma correta, seus problemas acabaram. Isso porque separamos dicas importantes para ter um produto para consumo por mais tempo, livre de bactérias e com toda a segurança de consumo:

Deixe os alimentos separados por tipo

Guardar separadamente frutas, legumes e verduras ajuda a conservar propriedades de sabor e textura, além de aumentar sua durabilidade. Assim, quando você deixa cada alimento separado, ao lado de algo igual, ele se mantém útil por mais tempo.

Nem todo alimento vai na geladeira

Alguns alimentos têm suas propriedades melhor conservadas se forem mantidos em temperatura ambiente até o momento em que serão abertos e cortados. Bons exemplos são maçã, pera, melão, banana, batata, pepino, tomate verde, alho, pimenta, café, mel e manjericão.

Se não irá usar, congele

Embora consumir a fruta fresca in natura seja sempre a melhor opção, uma alternativa para o armazenamento do produto é congelar. Os nutrientes são mantidos e a validade pode se estender em até seis meses.

Muitos legumes também podem ser congelados, o que é boa opção para quem não tem tempo de ir sempre à feira. Além disso, para armazenar as verduras, a dica é retirar a água desses alimentos antes de guardar em um recipiente seco. Isso irá preservar as folhas por um período maior.

Também, veja mais: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Guarde em recipientes corretos

O tipo de armazenamento, a temperatura e material do recipiente escolhido fazem toda diferença na conservação dos alimentos. Portanto, em relação as vasilhas, as mais indicadas são as de vidro e de plástico, que garantem as propriedades organolépticas, como cor, sabor, textura, odor, entre outras.

Já no caso dos produtos enlatados, devem sempre ser retirados das embalagens na hora de armazenar corretamente. Para envolver frutas, legumes e verduras é indicado usar o papel-toalha e papel-manteiga. No caso das hortaliças, o indicado é lavá-las e, em seguida, embalar e colocar na geladeira para evitar contaminação e ressecamento.

Entretanto, com relação às folhas e verduras, o certo é higienizá-las e, em seguida, colocá-las na parte inferior da geladeira, dentro das gavetas. Isso porque, temperaturas muito baixas, deterioram esse tipo de alimento. Ou seja, você vai sentir que elas vão manter uma melhor textura.

Fique de olho na validade

Cada tipo de alimento costuma durar um determinado tempo, e é essencial ficar atento a esses prazos para garantir o consumo saudável. Assim, confira abaixo a recomendação da Organização Não Governamental Banco de Alimentos para alguns alimentos:

  • Carnes (bovinas, suínas e aves) – 72 horas, a uma temperatura máxima de 4º C;
  • Verduras e frutas sensíveis – 72 horas, a uma temperatura máxima de 10º C;
  • Outras frutas e legumes crus na gaveta – 1 semana, a uma temperatura máxima de 10º C;
  • Ovos – 2 semanas, a uma temperatura máxima de 10º C;
  • Leites e queijos – 72 horas, a uma temperatura máxima de 10º C.

Portanto, se você seguir essas dicas de como armazenar corretamente frutas e legumes, conseguirá ter alimentos mais saborosos e prontos para o consumo por mais tempo. Então, compartilhe com a gente essa experiência e diga se alguma funcionou.

Saiba mais: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies