site statistics

Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Produção de até três morangos orgânicos e saudáveis por dia

Você vai aprender hoje, 17 de janeiro, com o Agronews, do site Jornal Prime, como cultivar morango em vasos suspensos.  Essa é uma fruta muito utilizada em doces, compotas e bebidas. Além disso, pode ser consumida in natura. Porém, também sabemos que é um dos alimentos que mais sofrem com a contaminação por agrotóxicos.

Assim, você terá uma fruta limpa de venenos e extremamente benéfica para a sua saúde, pois ela é rica em antioxidantes. As proteínas, fibras e gorduras boas presentes ajudam a combater a obesidade, pois dá sensação de saciedade ao organismo. Dessa forma, fique conosco até o final, que terminará a matéria sabendo como cultivar morango em vasos suspensos de forma fácil e sem complicação.

Leia mais: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

Saiba como cultivar morango em vasos suspensos

Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem. Reprodução Pixabay
Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem. Reprodução Pixabay

Há praticamente duas formas de você plantar a fruta e poder tê-la totalmente orgânica na sua mesa. A nossa missão é passar justamente a forma mais rápida e prática para que você possa usufruir os benefícios da fruta.

Em outras palavras, nada de plantar a semente e esperar que ela germine, pois demandaria muito mais tempo. A melhor forma é você comprar uma muda já germinada em uma floricultura perto de você, de preferência antes da floração. Isso acontece entre abril e maio, época em que o pé de morango começa a soltar ramas: os estolhos.

Ou seja, serão os estolhos que irão facilitar e muito o cultivo de novas mudas, e assim, você começar a sua produção. No entanto, vamos ao que realmente interessa, que é saber como cultivar morangos em vasos suspensos.

Como preparar o vaso para receber o estolão

Para você não se preocupar em fazer cobertura, no caso de vasos maiores, aconselhamos a usar recipientes de dois litros. Estes vasos também são conhecidos através de suas numerações, número 3 ou 3,5. Assim, os morangos ficarão suspensos e não terão contato com a terra, evitando que apodreçam mais rapidamente.

O estolho precisa ser plantado em uma substrato que é de fácil preparo. Você vai precisar de:

  • Mistura de barro;
  • Terra vegetal;
  • Esterco de galinha, pois é um adubo que tem alta concentração de nitrogênio; e
  • Vermiculita, que você encontra em agropecuárias.

Com estes ingredientes você colocará 10 partes de terra, para duas de esterco de galinha e uma de vermiculita. Então, mexa para a mistura ficar uniforme e está pronto o substrato para receber o estolão.

Hora de começar o cultivo do morango em vaso

Há duas formas de fazer o estolho virar muda da fruta. Logo, o blog Agronews vai ensinar a forma em que você vai cultivar o morango em vasos. Assim, terá frutas maiores e mais vistosas.

Assim que essa rama estiver criando as raízes, depois de sair a primeira ou primeiras flores, você deve podar e colocá-la no vaso que você já deixou preparado. Lembrando que essa rama será produzida por aquele morangueiro que você comprou.

Tenha bastante atenção e cuidado ao colocar o estolho no vaso, pois são extremamente delicados. Assim, não há necessidade de enterrar muito fundo, de forma superficial já será suficiente para que as raízes se prendem à terra.

Portanto, confira também: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

Cuidados necessários para ter um morangueiro saudável

A produção dos seus morangos orgânicos e saudáveis podem ocorrer entre 60 a  80 dias, dependendo do clima da sua região. Porém, salientamos que ele deve ser cultivado a pleno sol, mas ele não é tolerante a ventos. Tão pouco a calor e frio intensos, o ideal são temperaturas entre 13°C a 26°C.

Além disso, você tem que tomar alguns cuidados, conforme segue abaixo:

  • Até a floração – A rega precisa ser diária, sem deixar a terra encharcada, apenas precisa estar umidificada;
  • Na época da floração – Importante a realização de adubações foliares com adubo líquido (húmus de minhoca) a cada 20 dias;
  • Quando florido – A polinização é um fator crucial.

Em casos onde a plantação seja em locais muito urbanos ou apartamentos, você pode fazer a polinização artificial. Por exemplo, com um cotonete passe de forma delicada em todas as flores, isso vai lhe proporcionar morangos bonitos. Do contrário, a fruta não consegue se formar plenamente.

Como cultivar morango em vasos suspensos

Com esta dica você terá uma produção entre dois a três morangos por dia. Ou seja, por vaso e durante a estação da fruta, que são abundantes nos meses de agosto a outubro.

Ao passo que, dependendo da região em que você cultivar, estamos falando de uma produção até o mês de dezembro. Assim, seguindo o passo a passo de como cultivar morango em vasos suspensos a sua produção orgânica e saudável poderá ser distribuída entre amigos e familiares.

Leia também: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies