site statistics

Benefícios da farinha de caroço de abacate: saiba como produzir facilmente

Um jeito fácil, rápido e saudável de aproveitar o caroço de abacate

Que o abacate é extremamente gostoso, todo mundo sabe. Porém, o que poucas pessoas conhecem é o poder que essa fruta tem e os benefícios que ela traz para a saúde. E nesse dia 26 de janeiro, o blog Agronews vai contar as vantagens de consumo e ensinar como fazer a farinha de caroço de abacate. Marque o Jornal Prime como favorito, e não perca nenhuma dica e novidade para sua saúde, horta ou casa.

A fruta pode ser usada como introdução alimentar aos bebês, como também em benefício da nossa saúde. Porém, acabamos desperdiçando o caroço, que contém 70% dos aminoácidos do alimento. Logo, para que possamos aproveitá-lo ao máximo, hoje você vai aprender como elaborar a farinha de caroço de abacate

Assim, leia mais: Como substituir o sal: conheça as melhores opções para temperar o seu prato sem prejudicar a saúde

Benefícios da farinha de caroço de abacate: aprenda como fazer

Ao ficar sabendo que você descarta a parte da fruta que tem 70% dos aminoácidos, já te fez pensativo. Se prepara, então, para ficar sabendo os benefícios que o abacate tem. Ou seja, uma grande variedade de ácidos graxos, fibras, carboidratos e, em menor quantidade, proteína. Juntamente com o aminoácido, que é importante no nosso organismo, como melhorar o sono, desempenho físico e diminuir perda muscular.

Além disso, tem mais. Vamos listar as oito vantagens da fruta, antes de colocar a mão na massa, para elaborar a farinha de caroço de abacate.

Benefícios da farinha de caroço de abacate: saiba como produzir facilmente - Reprodução Unsplash
Benefícios da farinha de caroço de abacate: saiba como produzir facilmente – Reprodução Unsplash

Os 8 benefícios do abacate

Antes de mais nada, é importante registrar que a fruta e a farinha do caroço de abacate não substituem o tratamento médico. Em outras palavras, se houver prescrição de remédios, eles devem continuar sendo tomados. Veja:

  1. Ação anti-inflamatória – Elevados níveis de antioxidantes (catequinas) e procianidinas;
  2. Melhora digestão – A semente do abacate contém mais fibras solúveis do que qualquer outro vegetal;
  3. Reduz risco de câncer – Segundo estudos da Universidade de Antioquia, em Medellín, o extrato de sementes e a fruta tiveram efeitos importantes na células de leucemia;
  4. Uma pele mais radiante – Antioxidantes encontrados na farinha de caroço de abacate, reconstroem o colágeno e repara danos causados por radicais livres;
  5. Ajuda controlar a diabetes – Graças ao alto teor de cálcio, magnésio, potássio, sódio, zinco e cromo. Estes regulam as principais enzimas na formação da glicose;
  6. Redução da pressão arterial – Conforme estudos realizados em animais, sugere-se que a fruta relaxa os vasos sanguíneos;
  7. Ajuda com problemas de diarreia e bexiga – A fruta é conhecida como anti-inflamatório para o fígado, funcionando também como diurético;
  8. Antibacteriano e antifúngico – Inibe o crescimento de fungos como a Candida albicans, uma levedura que causa problemas no intestino.

Portanto, confira também: Aprenda como fazer uma horta em casa de forma barata e simples

Como fazer farinha de caroço de abacate

Depois de ler os benefícios que o abacate traz a nossa saúde, você vai pensar duas vezes antes de descartar o caroço. Principalmente, porque é muito fácil e rápido de fazer o preparo. 

Há duas maneiras de fazer, uma deixando o caroço secar por dois dias ao sol e outra mais rápida e fácil. Todavia, o blog Agronews optou por ensinar a segunda opção, justamente por ser mais ágil, pois a ideia é a praticidade.

Agora é hora de colocar a mão na massa. Porém, você pode esperar acumular mais sementes da fruta, para que renda mais a sua farinha de caroço de abacate. Os caroços devem ficar em local fresco.

Rale os caroços de abacate com um ralador e coloque em uma panela, deixando por 10 minutos em fogo alto. Porém, você não pode parar de mexer durante este período. Depois de tostada, essa farinha fica mais densa, então, é hora de colocá-la no liquidificador.

Dessa forma a sua farinha ficará bem fina. É só armazenar em um pote bem vedado e consumir diariamente. Como sugestão, o consumo pode ser uma colher de farinha de caroço de abacate em cada uma das refeições. Ou então, bater a farinha ao leite (uma colher para um copo de leite) no liquidificador e adoçar a gosto.

Simples e fácil, como a vida de deve ser

Não tem mistério e muito menos dificuldade no preparo da farinha. Sem contar que você está aproveitando quase 100% a fruta, descartando apenas a casca. Com essa receita simples e fácil, você pode ver a quantidade de benefícios que agregam a nossa vida e organismo.

São coisas simples e rápidas de serem feitas, mas, às vezes, passamos batido por causa da correria do dia a dia. Então, se você gostou de mais esse conteúdo do blog Agronews, compartilhe com os amigos essa matéria. Por último, não deixe de nos contar como foi fazer a farinha de caroço de abacate e como você está usando.

Ademais, leia também: Aprenda como limpar o ar-condicionado de forma caseira: faça você mesmo e nunca mais gaste com isso

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies