site statistics

Chá verde ajuda a emagrecer? conheça os principais benefícios dessa infusão e saiba como consumir

Conhecendo esses benefícios do chá verde, você vai querer fazer um estoque dessa planta em casa

A  planta Camellia sinensis, nativa da China e da Índia, dá origem a um dos remédios naturais mais eficientes que existem em forma de bebida. À propósito, a dica do Agronews, do Jornal Prime de hoje, 26 de janeiro, é justamente em torno dessa poderosa infusão. Sendo assim, entenda quais são os principais benefícios do chá verde e aprenda a fazer de maneira muito simples e rápida.

Além de conter uma lista extensa de benefícios, o chá verde não tem calorias. Ou seja, pode ser utilizado até como um refrescante, já que pode ser consumido quente ou frio. O preparo desse líquido pode ser feito através das folhas, do pó ou das cápsulas encontradas nas prateleiras do supermercado. Isto é, considerando a facilidade de encontrar o ingrediente principal, a facilidade de fazer e as vantagens que a infusão traz ao organismo, não há porque não fazer imediatamente esse remédio em casa.

Leia também: Como conservar alho triturado: mantenha seu tempero sempre fresquinho com essas técnicas

Os 3 principais benefícios do chá verde

As inúmeras propriedades medicinais contidas nessa planta fazem com que o chá se torne um excelente aliado para a saúde. Assim, os antioxidantes, os aminoácidos, as vitaminas e o minerais como cálcio, magnésio, zinco ferro e potássio auxiliam veementemente no tratamento e prevenção de diversas doenças.

Chá verde ajuda a emagrecer
Chá verde ajuda a emagrecer (Reprodução Canva Pro)

1.Previne gripes e resfriados

Esse remédio natural é uma ótima opção para quem costuma ter o sistema imunológico frágil. Afinal, ele possui propriedades antimicrobianas que são eficazes no combate à vários tipos de vírus. Ou seja, doenças como gripes e resfriados podem ser evitados com a ingestão desse chá.

2.Previne a diabetes

A diabetes atua impedindo a produção de insulina no corpo. Ou seja, o corpo acaba sentindo falta justamente do hormônio responsável por controlar a glicose do sangue. Nesse sentido, estudos provaram que o chá verde auxilia nesse controle de glicose no organismo das pessoas que sofrem com essa doença.

Saiba mais: Como substituir o sal: conheça as melhores opções para temperar o seu prato sem prejudicar a saúde

3.Ajuda a emagrecer

Algumas substâncias presentes no chá verde tem o poder de aumentar o gasto de energia do organismo. Desse modo, o simples fato de consumir 3 xícaras dessa bebida já garante uma queima de 100 calorias por dia por conta da aceleração do metabolismo.

Modo de preparo do chá verde

Primeiramente, coloque 250 ml de água filtrada em uma vasilha e leve ao fogo. Ao mesmo tempo, separe 1 colher de sopa de folha em outro recipiente. Quando a água estiver em um ponto próximo à fervura, desligue o fogo e acrescente sobre as folhas no copo que você escolheu. À propósito, não é recomendado que a água ferva para que o cozimento não deixe o sabor amargo da folha se intensificar na bebida.

Após esse processo, basta coar e tomar o chá verde imediatamente, para que os antioxidantes não sejam desperdiçados. Entretanto, não use açúcar ou adoçante. Caso queira aliviar o sabor amargo, use o mel ou outros componentes, como hortelã e erva cidreira. Aliás, para aproveitar todos os benefícios desse remédio natural, o ideal é tomar 4 xícaras por dia, evitando consumir junto às refeições, uma vez que as suas propriedades podem interferir na absorção de ferro e cálcio.

Contraindicações

O consumo do chá verde não é indicado para crianças e mulheres gestantes ou lactantes. Além disso, pessoas que possuem problemas como anemia, úlcera ou gastrite também devem evitar o consumo dessa bebida. Sendo assim, mantenha seus exames e consultas em dia para evitar qualquer transtorno para a sua saúde.

Você também pode gostar: Saiba como plantar um pé de uva no quintal sem erro: passo a passo e dicas essenciais de cuidado

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies