site statistics

Aprenda como limpar o ar-condicionado de forma caseira: faça você mesmo e nunca mais gaste com isso

Entenda as técnicas simples e práticas para higienizar seu ar-condicionado corretamente

Um dos aparelhos que mais ganharam popularidade nos últimos anos. Os ares-condicionados têm tornado a vida das pessoas mais confortável e, por isso, a sua demanda cresce a cada ano. No entanto, como todo eletrodoméstico, eles também necessitam de manutenção de tempos em tempos, e a forma mais comum é a higienização. Por isso, hoje, dia 25 de janeiro, aqui no AgroNews do site Jornal Prime, você vai aprender como limpar o ar-condicionado de forma caseira.

Em síntese, o aparelho de ar-condicionado funciona capturando o ar do ambiente, que passa por um processo de refrigeração ou aquecimento e retorna ao meio externo. Esse processo acontece inúmeras vezes e produz muita sujeira interna. Por isso, saber como limpar o ar-condicionado de forma caseira pode evitar muitos transtornos.

Leia também: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Como limpar o ar-condicionado de forma caseira

 como limpar o ar condicionado de forma caseira - Foto: Pixabay
como limpar o ar condicionado de forma caseira – Foto: Pixabay

Antes de tudo, compreenda que o processo constante de entrada e saída de ar provoca um acúmulo de poeira e outras sujidades nos filtros. Isso, a longo prazo, prejudica o desempenho do aparelho, pois dificulta a passagem de ar. As consequência são o aumento do consumo de energia e problemas de saúde como rinite, sinusite e enxaqueca.

Diante dessa situação, a limpeza caseira é essencial e deve ocorrer a cada dois meses; trata-se de um procedimento simples que você mesmo pode realizar. Mas, há também um serviço mais completo, feito por um técnico em refrigeração, que limpa toda a parte interna do aparelho. Esta manutenção deve acontecer anualmente.

Saiba mais: Como plantar pequi pelo caroço: saiba o modo certo e descomplicado

Processo de limpeza

Antes de mais nada, saiba que há dois tipos de ar-condicionado: o convencional, ou de janela, e o Split. Contudo, o modo de limpeza não difere muito entre os dois modelos. Para iniciar, você deve seguir os seguintes passos:

  • Retire a tampa frontal do aparelho;
  • Em seguida remova também os filtros;
  • Lave cada um deles ;
  • Deixe-os secar por um tempo;
  • Lave também a parte de trás do ar-condicionado, a condensadora.

Algo muito importante e que você não deve esquecer de fazer é desconectar o seu aparelho da tomada, trata-se de uma medida de segurança. Após a execução de todo o procedimento, monte tudo novamente e aguarde 15 minutos para ligar o ar-condicionado.

Limpeza externa

Uma vez que a parte da higienização interna já está clara, também é importante realizar a limpeza externa do aparelho. Nesse caso, a atividade é ainda mais simples; basicamente, você tem que passar um pano úmido ou com detergente na parte de fora do ar-condicionado. Algo muito importante, é que você não utilize produtos multiuso nessa atividade pois eles costumam deixar manchas amareladas no aparelho.

Por fim, agora você já sabe como limpar um ar-condicionado de forma caseira.  Essas são as técnicas de higienização que irão preservar a sua saúde e a vida útil do seu aparelho.

Veja também: Como plantar orquídeas em vaso: veja como é simples e rápido

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies