site statistics

Como substituir o sal: conheça as melhores opções para temperar o seu prato sem prejudicar a saúde

Com essas opções, você vai conseguir reduzir drasticamente o sal na sua alimentação sem perder o sabor

Infelizmente, já não causa mais nenhum espanto, se deparar com pessoas que adquiriram problema de pressão alta ou outras doenças pelo consumo excessivo de sal em suas refeições. Por isso, o  Agronews, do site Jornal Prime, vai mostrar hoje, 25 de janeiro, a importância de substituir o sal na nossa alimentação.

Além do cloreto de sódio, existem outros elementos que podem promover o sabor à nossa mesa sem prejudicar a saúde. Desse modo, vale a pena conhecer as opções de tempero que, além de deixar nosso prato saboroso, tem o poder de substituir o sal.

Leia também: Como plantar couve manteiga: veja técnicas rápidas e fáceis

Como substituir o sal utilizando outros alimentos

O excesso de sal deixa muitas pessoas longe da tão sonhada vida saudável. Pois, do mesmo modo que ele tem seus benefícios, apresenta também muitos motivos para causar preocupação.  Diante disso, é preciso observar na cozinha os alimentos e condimentos adequados para podermos utilizar em lugar do sal, ou serem aplicados em doses maiores para que a quantidade de sal seja diminuída.

Como substituir o sal
Como substituir o sal (Reprodução Canva Pro)

Alho

Embora muitas pessoas não gostem do gosto do alho, esse tempero incentiva as funções respiratórias, diminui o nível de colesterol presente no nosso corpo e combate toxinas. Além do mais, o seu sabor intenso é capaz de suprir a falta do sal na comida.

Orégano

O orégano é uma erva muito utilizada nas culinárias da Itália e da Grécia, e pode ser usado de forma fresca ou seca. Igualmente, sempre está presente nas pizzas e omeletes. Assim, se o alimento contar com uma porção mais generosa de orégano, o sal pode ser aplicado em menor proporção.

Como plantar rosas pelos galhos: fique por dentro das melhores dicas agora mesmo

Cebola

Contendo poucas calorias, a cebola ajuda no emagrecimento. Isso se dá por conta da quantidade de fibras que ela possui. Acima de tudo, ela causa sensação de saciedade e auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo. Em suma, assim como o alho, o seu imponente sabor também pode ser aproveitado para compor a ausência do sal.

Substituir o NaCl pelo sal do Himalaia

Ao passo que incrementa os temperos citados anteriormente, você pode trocar o sal comum pelo sal do Himalaia. Afinal, este é mais saudável por conter menor quantidade de sódio. Dessa maneira, você irá reduzir a agressividade ao organismo e não irá alterar o gosto do alimento.

Dica para começar a substituir o sal

Sabemos que nem sempre é fácil substituir o sal na preparação dos alimentos, uma vez que o nosso paladar está acostumado com esse tempero. Contudo, conforme exposto acima, consumo excessivo desse tempero pode causar sérios prejuízos para o corpo. Assim sendo, comece a substituição aos poucos nas comidas caseiras e evite alimentos industrializados ou processados.

Você também pode gostar: Como plantar maracujá em vaso: confira técnicas infalíveis e rápidas

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies