site statistics

Como tirar o encardido do colchão? Truques e dicas para desencardir facilmente

Veja quais os métodos para ter um colchão mais limpo

Para quem utiliza um mesmo colchão já há muito tempo, o aparecimento de manchas amareladas, escuras e outras sujidades é algo normal. E mesmo que você o tenha há pouco tempo, mas se, por exemplo, você possui crianças em casa, a probabilidade de que ele esteja bem sujo é grande. Por isso, hoje, dia 01 de março, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você aprenderá como tirar o encardido do colchão.

Perceba que conhecer essa habilidade é bem importante. E não apenas sob o ponto de vista da mera higiene doméstica, mas também sob o aspecto dos cuidados com a saúde. Pois, ao retirar essa camada de sujeira em forma de mancha da superfície do colchão, você também está eliminando microorganismos que nos fazem mal. Principalmente para quem sofre com problemas respiratórios. Daí a importância de saber como tirar o encardido do colchão.

Leia mais: Como fazer brinquedo para gato: aproveite essa ideia fácil e prática

Como tirar o encardido do colchão

como tirar o encardido do colchão - Foto: Pixels
como tirar o encardido do colchão – Foto: Pixels

Para limpar o seu colchão, você não precisa se limitar a um único método. Há, na verdade, várias técnicas das quais você pode se valer para realizar esse trabalho. Listaremos aqui algumas delas e você poderá escolher a que melhor agradar.

Não se tratam de soluções já prontas. Ao contrário, podemos até dizer que são técnicas caseiras, pois, em todas você juntará várias substâncias e preparará o composto final, que servirá para fazer a limpeza. Confira agora alguns desses truques para deixar seu colchão novinho.

Como tirar o encardido do colchão com bicarbonato de sódio

Essa é a primeira maneira que você tem para limpar seu colchão. O bicarbonato é um produto importante para a limpeza doméstica, em geral, pois ele serve para higienizar muitos outros móveis e cômodos.

Nessa situação, não há segredo para realizar o procedimento. Espalhe o bicarbonato de sódio na superfície do colchão, principalmente onde estiver mais manchado. Aguarde-o agir por 30 minutos e depois esfregue a superfície com uma escova.

Espere mais meia hora e limpe o seu colchão com um aspirador de pó ou, na falta deste, com um pano úmido. Feito isso, a limpeza estará concluída.

Veja mais: Como fazer suco detox: super fácil, rápido e que vai te ajudar muito

Água-oxigenada

Trata-se aqui, na verdade, de um composto. Além da água-oxigenada, você também precisará de um sabão líquido. Ainda serão necessários um borrifador e um pano úmido.

Faça a mistura do sabão líquido com a água-oxigenada no borrifador e agite bem. Em seguida, aplique a substância no colchão, principalmente onde manchas são mais fortes. Depois aguarde o colchão secar.

Para finalizar, esfregue o colchão com o pano úmido. Veja como as marcas de sujeiras vão sendo mais facilmente removidas e a superfície voltando à sua coloração normal.

Bicarbonato de sódio, água sanitária e vinagre 

Assim como pode-se usar apenas o bicarbonato de sódio de modo a tirar o encardido do colchão, também é possível utilizá-lo junto com a água sanitária e o vinagre para a mesma finalidade. Misture 1 colher de chá de água sanitária, 1 colher de sopa de bicarbonato e 250 ml de vinagre branco em 500 ml de água morna.

Coloque o novo composto em um borrifador e aplique no colchão. Espalhe ainda um pouco de bicarbonato por cima e deixe agir por 90 minutos. Depois é só esfregar com um pano úmido.

Dicas extras

Utilize sempre sobre o seu colchão uma capa protetora. Além disso, não o cubra com lençóis úmidos, pois isso favorece a proliferação dos ácaros. Deixe-o no sol após limpá-lo para secar bem e fique mais arejado.

Então, agora você já conhece algumas técnicas de como tirar o encardido do colchão e outras boas práticas para deixá-lo no melhor estado. Portanto, basta começar a executar todo esse conhecimento que aprendeu e você dormirá em um colchão bem cuidado.

Saiba mais: Como fazer sabão caseiro: veja aqui uma dica de como reaproveitar o óleo de cozinha sem dificuldade e ainda lucrar com isso

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies