site statistics

Como fazer sabão caseiro: veja aqui uma dica de como reaproveitar o óleo de cozinha sem dificuldade e ainda lucrar com isso

Saiba como evitar desperdício, preservar o meio ambiente e ainda ganhar dinheiro para complementar a sua renda

A primeira vista, um pouco de óleo que sobra daquela fritura, não serve para nada. No entanto, basta saber como reaproveitá-lo para obter um resultado surpreendente. Pensando nisso, hoje, 13 de fevereiro, o AgroNews, do JornalPrime, vai te ensinar como fazer sabão caseiro fácil e rápido. Assim, além de economizar, você ainda protege o meio ambiente.

O óleo é sempre visto como um grande vilão para a saúde. No entanto, faz parte do nosso cotidiano. Muitas vezes, o que sobra dele é jogado no ralo da pia. Mas, essa não é a forma correta de descartá-lo. Ao invés disso, veja aqui como fazer sabão caseiro e reaproveitar até a última gota da gordura usada na sua cozinha.

Leia também: Evite desperdícios! Truques para conservar banana madura por mais alguns dias

Como fazer sabão caseiro veja aqui como reaproveitar o óleo de cozinha de maneira fácil e rápida - Reprodução: Canva
Como fazer sabão caseiro: veja aqui como reaproveitar o óleo de cozinha de maneira fácil e rápida – Reprodução: Canva

Como fazer sabão caseiro com óleo usado de cozinha

De acordo com Lavoisier, “nada se cria, tudo se transforma”. Nunca uma frase fez tanto sentido na nossa vida. Aplicando esse termo aqui, transformaremos óleo de cozinha usado em produto de limpeza. Como resultado disso, teremos um sabão caseiro de primeira qualidade. Afinal de contas, ele é indispensável na higienização dos utensílios domésticos.

Saiba mais: Detergente caseiro potente: saiba como fazer essa maravilha em casa

Ingredientes

Todo esse material é de fácil acesso. Encontramos sem dificuldade em supermercados, loja de material de limpeza ou até mesmo em outros estabelecimentos. Além disso, não são tão caros, o que facilita. Uma vez que o objetivo aqui é evitar desperdício e economizar. A seguir veja a lista:

  • 4 litros de óleo de cozinha, já coado;
  • 1 kg de soda cáustica 99, em flocos ou pedaços;
  • 2 litros de água quente;
  • 1 litro de álcool;
  • 5 ml de essência (opcional).

Como preparar o sabão caseiro

Antes de mais nada, procure um local longe de crianças e animais domésticos. Em seguida, coloque luvas e máscara. Afinal de contas, é preciso manusear produto químico com segurança. Agora é só seguir o passo a passo de como fazer sabão caseiro e mãos a obra.

Dissolva a soda na água fervente com ajuda de uma colher de pau. Acrescente o óleo e continue mexendo pelo menos por uns 20 minutos até incorporar completamente. Coloque o álcool e a essência de sua preferência, continue mexendo sem parar. Assim que adquirir uma consistência pastosa, despeje em um recipiente plástico e deixe secar por um dia. Agora pronto, é só cortar no tamanho que você desejar.

Dica extra

Certamente que você pode fazer em menor quantidade. Nesse caso, é só diminuir os componentes de maneira proporcional ao que foi descrito na receita original. No entanto, se a intenção é começar um negócio próprio para adquirir uma renda extra.  E só seguir fielmente as quantidades indicadas e a orientações de como fazer sabão caseiro. Como resultado disso faça um produto biodegradável e de baixo custo.

Antes de você ir embora, veja também: Cascas de maracujá: conheça os 5 benefícios do uso dessa parte da fruta que, certamente, seria jogada fora

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies