site statistics

Como tirar a baba do quiabo: livre-se da cola e deixe esse fruto muito mais saboroso com esses métodos de preparo

Saiba como deixar esse vegetal mais saboroso e agradável para o consumo

O Abelmoschus esculentus, nacionalmente conhecido como quiabo, é um alimento muito utilizado na gastronomia brasileira, em especial na culinária mineira. Porém, nem todo mundo gosta ou sabe lidar com aquela “cola” que aparece na hora de cozinhar. Sendo assim, hoje, 27 de janeiro, o Agronews, do Jornal Prime vai te mostrar truques incríveis de como tirar a baba do quiabo para que ele fique sequinho e mais agradável ao paladar. 

Esse fruto pode ser consumido sozinho ou acompanhado de carne, frango e até outros vegetais. Entretanto, muitas pessoas sentem nojo da sua substância viscosa e acabam deixando de consumir esse alimento, que é tão rico em vitaminas. Desse modo, faz-se necessário aprender como tirar a baba do quiabo, para que possamos aproveitar ao máximo o sabor e os benefícios que esse vegetal tem a oferecer.  

Veja também: Descubra como higienizar ovo de galinha: respondemos as dúvidas mais comuns e te ensinamos como lavar corretamente 

Técnicas para tirar a baba do quiabo

Com essas técnicas infalíveis e fáceis, você fará seu quiabo sem baba rapidinho. Aliás, lembre-se que não será necessário deixá-lo de molho em nenhum momento. Portanto, basta seguir atentamente as dicas e você conseguirá o resultado desejado. 

Como tirar a baba do quiabo
Como tirar a baba do quiabo (Reprodução Canva Pro)

Azeite e limão

Primeiramente, lave os quiabos e retire suas extremidades. Em seguida, pegue uma panela rasa e aqueça. Acrescente 2 colheres de óleo ou azeite e deixe esquentar. Logo após, coloque o quiabo e mexa bem para que não queime no fundo da panela. Agora, adicione uma pitada de sal. Por fim, acrescente o suco de meio limão e continue mexendo até a baba acabar. 

Saiba mais: Chá verde ajuda a emagrecer? conheça os principais benefícios dessa infusão e saiba como consumir

Como tirar a baba do quiabo na frigideira

Uma outra opção para você que tem aversão a baba do quiabo é, antes de mais nada, lavá-los e cortá-los da forma de sua preferência. Logo depois, esquente bem uma frigideira. Em seguida abaixe o fogo e coloque os quiabos ainda molhados. Com o auxílio de uma colher, mexa sem parar. Assim, você perceberá que toda a baba do quiabo ficará no fundo da panela. 

Como tirar a baba do quiabo
Como tirar a baba do quiabo (Reprodução Canva Pro)

Técnica utilizando vinagre

Se caso você achar as alternativas apresentadas acima trabalhosas, fique tranquilo, pois temos outra solução bem mais simples e rápida. Antes de tudo, lave os quiabos e corte da forma que você achar melhor. Então, pegue uma panela profunda, encha de água, acrescente uma colher de vinagre e deixe ferver. Em seguida, adicione o quiabo cortado e deixe cozinhar por 3 minutos. 

Agora que você já aprendeu todas as técnicas de como tirar a baba do quiabo, você pode aproveitar bastante e desfrutar desse vegetal incrivelmente delicioso. Seja no arroz, na carne moída ou no frango cozido, o importante é estar sequinho e sem baba. 

Você também pode gostar: Como conservar alho triturado: mantenha seu tempero sempre fresquinho com essas técnicas

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies