site statistics

Descubra como higienizar ovo de galinha: respondemos as dúvidas mais comuns e te ensinamos como lavar corretamente

Mantenha seus ovos limpos e livres de qualquer contaminação

Considerando a situação atual da saúde pública, é de extrema importância higienizar os alimentos ao chegar do mercado. Os ovos, por exemplo, são itens que podem conter no exterior da casca, microorganismos que trazem vários problemas de saúde. Pensando nisso, o Agronews, do Jornal Prime está aqui hoje, 27 de janeiro, para tirar todas as suas dúvidas e ensinar exatamente como higienizar ovo de galinha.

Tirar as impurezas de um ovo pode parecer o procedimento mais simples do mundo. Contudo, esse processo não consiste simplesmente em colocá-lo debaixo da torneira e esfregar uma bucha. À propósito, dependendo de como é feita essa limpeza, pode ser que você esteja trazendo outros riscos para a saúde. Por esse motivo, saber como higienizar ovo de galinha é essencial para a eliminação do riscos de contaminação.

você também pode gostar: Chá verde ajuda a emagrecer? conheça os principais benefícios dessa infusão e saiba como consumir

Dúvidas comuns sobre a higienização do ovo

Seja ovos comprados no supermercado ou produzidos no seu próprio galinheiro, em ambas as situações, sempre chegarão na cozinha contendo elementos contaminantes. Desse modo, na hora de fazer a higienização, acaba surgindo alguns questionamentos. Todavia, segue abaixo todas as dúvidas respondidas.

Descubra como higienizar ovo de galinha
Descubra como higienizar ovo de galinha (Reprodução Canva Pro)

Posso lavar o ovo?

A tendência de qualquer pessoa na hora de fazer a limpeza, é esfregar o alimento com uma bucha ensaboada. Porém, isso pode ser perigoso, uma vez que o interior do ovo pode ser contaminado por conta dos poros da casca. Na verdade, os ovos já passam por um processo de lavagem e desinfecção durante a produção. Contudo, esse procedimento envolve algumas peculiaridades que não são possíveis de serem reproduzidas na nossa cozinha.

Como higienizar o ovo de galinha da forma correta?

Pode ser que você tenha feito esse procedimento de maneira errada durante a vida toda. Então, em vez de simplesmente lavar o ovo como se fosse uma louça, prepare uma mistura específica que irá remover todas as impurezas e garantir a segurança do seu alimento.

Saiba mais: Como conservar alho triturado: mantenha seu tempero sempre fresquinho com essas técnicas

Para começar, passe os ovos em água corrente para tirar a sujeira mais superficial. Em seguida, faça uma solução de água com hipoclorito de sódio em quantidade suficiente para os cobrir completamente em um recipiente. Aliás, a proporção para a mistura deve ser de uma colher de sopa de hipoclorito para 1 litro de água. Por fim, deixe os ovos de molho por 10 minutos e faça o enxágue.

Como armazenar os ovos higienizados?

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, guardar os ovos na bandeja da porta não é o ideal. Pois, nessa posição eles sofrem muita variação de temperatura e podem estragar rapidamente. Além disso, garanta que eles fiquem afastados de alimentos que podem lhes causar infecção, como carnes e comidas estragadas. Ou seja, não adianta aprender a técnica de como higienizar ovo de galinha, se ele se contaminar novamente na geladeira.

Você também pode gostar: Como substituir o sal: conheça as melhores opções para temperar o seu prato sem prejudicar a saúde

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies