site statistics

Como ter lindas samambaias: como plantar e cuidar da forma correta

Saiba como ter lindas samambaias em casa, iguais as de uma floricultura

A samambaia é uma planta amada por muitos. Mas, saiba que ela pode crescer bastante, portanto, é bom ter espaço para cultivá-la. Além disso, para que cresça bonita e saudável, a planta precisa de alguns cuidados especiais. Nesse dia 16 de fevereiro, no AgroNews, do Jornal Prime, vamos te mostrar como ter lindas samambaias.

A maior dúvida de muitos é: como ter lindas samambaias em casa? Afinal, ela ocupa um espaço considerável e, nem sempre, suas folhas estão bonitas. Antes de tê-la em sua residência é importante conhecer quais são os cuidados que a planta precisa para que ela cresça bonita, forte e saudável.

Leia mais: Samambaia-americana: como identificar problemas e manter a planta saudável

O jeito certo de como ter lindas samambaias

Como ter lindas samambaias
Como ter lindas samambaias (Imagem: Freepick)

O primeiro passo para ter lindas samambaias em casa é encontrar um local para elas. Porém, ele deve ser de meia sombra, onde não bate o sol forte do meio-dia. Portanto, se você mora em casa e tem um ambiente com sombra e fresco, este é o ideal para que a planta fique linda.

Entretanto, tome cuidado para escolher um lugar longe das correntes de vento, para que a espécie não caia. Além disso, o vento ajuda a desidratar a samambaia, fazendo as folhas caírem.

Confira mais: Veja 5 espécies de plantas que absorvem umidade em casa

Para regar, mantenha o vaso úmido. Mas, para não ter erro, coloque um dedo de areia no pratinho. Evite regar a folhagem também, pois muitas espécies não suportam que as suas folhas fiquem encharcadas.

A adubação correta

Uma das partes de como ter lindas samambaias é fazer a adubação correta. Para que as plantas fiquem tão belas quanto as de uma floricultura, faça o seguinte adubo:

  • 2 colheres de sopa de mamona;
  • 1 colher de sopa de farinha de ossos;
  • Misture bem;
  • Espalhe o adubo na terra.

A cada 40 dias você pode colocar essa misturinha em sua samambaia. Além disso, borrife em folhas os produtos NPK-20-20-20 e NPK 15-15-15, seguindo as orientações de diluição que estão nas embalagens. Mas, lembre-se de alternar os produtos, usando, a cada mês, um diferente.

A poda da samambaia

Outro ponto importante para ter uma planta linda em casa é a poda. Portanto, caso veja que há folhas danificadas, use uma tesoura de jardinagem para retirá-la. Afinal, se elas não forem podadas, podem adoecer toda samambaia, fazendo com que ela morra.

Gostou de saber como ter lindas samambaias em casa? Saiba que elas podem ser cultivadas dentro ou fora de casa, basta somente tomar os cuidados necessários para que a planta fique bonita e saudável.

Saiba mais: Plantas aquáticas ornamentais

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies