site statistics

Amaciante caseiro: como fazer, usar em suas roupas e economizar

Hoje aprenderemos como fazer e usar amaciante caseiro de uma forma simples e prática

Todos nós gostamos de andar com roupas cheirosas, não é mesmo? Pois, o amaciante tem um papel fundamental para que as peças fiquem com odor agradável e macias. Além disso, o amaciante é ótimo para conservar tecidos. Diante disso, hoje, 16 de fevereiro, o Agronews, do site Jornal Prime, trará duas receitas incríveis para fazer amaciante caseiro e dicas de como usá-lo em suas roupas.

Esse produto feito em casa pode significar uma boa economia financeira e, também, uma boa alternativa para contribuir com a preservação do meio ambiente. Isso porque a fabricação de amaciante em escala industrial é responsável por uma alta emissão de gases na natureza. Sendo assim, aprender a fazer amaciante caseiro ganha ainda mais relevância.

Leia também: como usar óleo de rícino no cabelo para crescer rápido e saudável

Amaciante de roupas: como fazer e como usar nas suas roupas – foto: Vecteezy

Como fazer amaciante caseiro

Apesar de haver várias formas de fazer amaciante caseiro, nós focaremos em duas formas bem práticas e que dão um resultado incrível. O uso de poucos ingredientes as tornam muito simples de serem feitas.

Amaciante caseiro com sabonete

Entre as vantagens de fazer amaciante com sabonete está a possibilidade de escolher o sabonete da sua preferência. Isso é importante, pois, permite fazer o amaciante com o aroma e a textura que desejar.

Ingredientes:

  • 1 sabonete;
  • 1 colher de sopa de leite de rosa;
  • 1 colher de sopa de glicerina;
  • 5 litros de água.

Como fazer:

Primeiramente, deve-se ferver um litro de água e adicionar o sabonete ralado. Após isso, mexa até dissolver o sabonete ralado e acrescente a glicerina, o leite de rosas e o restante da água. Continue mexendo até que a mistura fique homogênea. Para finalizar, desligue o fogo e espere esfriar até que esteja pronto para ser embalado.

Confira também: como fazer brinquedo para gato: aproveite essa ideia fácil e prática

Amaciante caseiro com creme para cabelo e vinagre branco

A segunda forma de fazer amaciante é utilizando creme capilar e vinagre branco. As vantagens de fazer amaciante com esses ingredientes é a praticidade, o baixo custo e a possibilidade de escolher o aroma e a textura também.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de creme para cabelo;
  • 2 xícaras de vinagre branco;
  • 50 ml de essência a sua escolha.

Como fazer:

Inicialmente, coloque o creme e o vinagre em um recipiente e mexa até que o creme esteja completamente dissolvido. Depois, acrescente a essência e mexa até homogeneizar. E, por fim, coloque o amaciante em uma embalagem adequada.

Como usar amaciante nas suas roupas

A primeira dica para uso correto do amaciante é armazená-lo em local arejado. O produto corre o risco de adulteração quando exposto ao sol ou em ambientes fechados. A quantidade de amaciante que deve ser usado varia conforme o nível de concentração do mesmo. Mas, no geral, é uma tampa para cada 10 quilos.

Lembrando que quanto mais concentrado o amaciante, menor deve ser a quantidade aplicada. A aplicação em excesso pode causar danos às roupas. Para roupas de bebês, deve-se utilizar flagrâncias mais suaves, portanto, é recomendado fazer dois tipos de amaciantes: um para roupa de adultos e outro para roupas de crianças.

Dica final

É recomendável que o produto seja armazenado em embalagens fosca e que não sejam transparentes. Isso porque essas embalagens conservam melhor o amaciante. Outra ótima dica é, além dos ingredientes básicos, acrescentar um pouco de amido de milho para que seja potencializada a maciez e a capacidade de limpeza do seu amaciante caseiro.

Antes de sair, leia também: como cultivar petúnias: saiba o segredo de mantê-las sempre lindas e saudáveis

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies