site statistics

Plantas aquáticas ornamentais: 4 espécies para ter em casa e embelezar o ambiente

Hoje você conhecerá algumas plantas aquáticas que também são ornamentais e como cultivá-las

À princípio, conhecemos muitas plantas cultivadas em diferentes tipos de solo. Mas, quando não é possível manter esses vegetais em substrato firme, é necessário ter outra solução. Pensando nisso, o Agronews, do site Jornal Prime, mostra hoje, 11 de fevereiro, algumas plantas aquáticas ornamentais.

Antes de tudo, é preciso lembrar que, apesar de serem cultivadas de uma forma diferente que a maioria dos vegetais que conhecemos, as plantas aquáticas ainda necessitam de cuidados específicos. Portanto, a seguir, você conhecerá 4 espécies de plantas aquáticas e como mantê-las saudáveis.

Veja também: Veja 5 espécies de plantas que absorvem umidade dentro de casa

Aguapé - Foto: Canva
Aguapé – Foto: Canva

Plantas aquáticas ornamentais

Sobretudo, as espécies aquáticas que serão listadas a seguir possuem grande valor ornamental e são práticas para manter. Por outro lado, se não receberem a atenção adequada, podem contrair fungos e mofos, por estarem em constante contato com água e ambientes úmidos. Desse modo, ensinaremos também alguns cuidados essenciais que você deve ter com as suas plantinhas.

­1.Ninfeia

Primeiramente, o plantio da ninfeia pode ser feito em um vaso antes de ser passada para uma bacia com água. As ninfeias crescem até 50 centímetros de diâmetro. O ideal é que o recipiente escolhido seja um pouco maior. O solo usado deve ser úmido e argiloso. O plantio inicial em vaso controla o processo de crescimento, assim, será preciso menos espaço para a sua plantinha.

Posteriormente, coloque o vasinho com a ninfeia em uma bacia com água ou na fonte do seu jardim. Esta espécie aquática pode se adaptar a locais de meia sombra, entretanto, deve receber no mínimo 6 horas de luz solar. Atente-se também à qualidade da água. Use fertilizantes líquidos mensalmente para garantir o bom desenvolvimento da sua planta.

2.Singônio

À primeira vista, o singônio é uma planta de comportamento terrestre, entretanto, se desenvolve bem em meio aquático quando necessário. Esta espécie em especial, cresce até 80 centímetros de altura. Desse modo, opte por vasos mais longos na hora do plantio.

Ocasionalmente, será preciso utilizar fertilizante NPK 10-10-10 (leia as instruções do rótulo antes da aplicação), para manter sua plantinha saudável e com bom crescimento. Atente-se também para que o singônio não receba luz solar direta, do contrário, o crescimento das folhas pode ser prejudicado.

Você vai gostar: 3 plantas de sombra que vão deixar sua casa ainda mais charmosa

3.Alface d’água

Antecipadamente, esta planta possui esse nome característico por apresentar um formato semelhante à Lactuca sativa, a famosa alface usada em saladas. Esta espécie não necessita de substrato, pois é uma planta aquática flutuante.

De antemão, tenha precauções quanto ao espaço que será disponibilizado para o crescimento da sua plantinha, pois a alface d’água propaga-se facilmente. Além disso, esta planta aquática desenvolve-se melhor quando é cultivada em locais de sol pleno.

4.Aguapé

Primordialmente, o atrativo desta planta aquática é a sua flor em tom roxo. Pertencente à família Pontederiaceae, o aguapé pode crescer até atingir 80 centímetros de altura. Mantenha sua planta em uma área que haja incidência de sol pleno, para que se desenvolva adequadamente. O aguapé é uma planta aquática flutuante, portanto, não necessita de substrato.

Cuidados ao cultivar plantas aquáticas em lagos artificiais

Por fim, não faça a utilização de fertilizantes caso deseje cultivar essas plantas aquáticas em lagos artificiais com peixes, pois existe a possibilidade de envenenamento. Apesar disso, quando são postas nesses ambientes, não necessitam de fertilizantes.

A fertilização em lagos artificiais é realizada por meios naturais, ou seja, os próprios peixes são responsáveis pelo processo de adubação orgânica. Contudo, atente-se ao pH da água, para que os peixes e as plantas tenham um bom ambiente de sobrevivência.

Agora que você já conhece algumas plantas aquáticas ornamentais, basta escolher suas favoritas e colocar em prática as dicas dadas.  Desse modo, você terá lindas plantinhas versáteis para embelezar o seu lar.

Leia mais: Plantar girassol: veja dicas de como ter a flor linda no seu jardim

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies