site statistics

Saiba como plantar um pé de uva no quintal sem erro: passo a passo e dicas essenciais de cuidado

Aprendendo esse método, você terá a honra de ter lindos cachos de uva no seu próprio quintal

Conhecida no meio popular como “uva”, a Vitis vinifera é uma das frutas mais comuns que existem. Afinal, o seu sabor, os seus benefícios e as suas mais variadas aplicações, são fatores famosos desde a antiguidade. Desse modo, ter uma fruta tão aclamada dentro dos seu próprio terreno é, de fato, muito interessante. Por isso, o Agronews, do Jornal Prime vai mostrar hoje, 25 de janeiro, o passo a passo de como plantar um pé de uva no quintal.

Uma das principais vantagens de cultivar a videira, é que ela não exige tanto espaço. Dessa maneira, é possível aplicar a técnica seguinte de como plantar um pé de uva no quintal, mesmo que seu jardim seja pequeno. Enfim, para colher lindos cachos de uva em menos de um ano na sua casa, basta um pouco de calma e foco no método correto de cultivar.

Leia também: Como plantar macaxeira: você vai ver como é fácil e rápido

Como plantar um pé de uva no quintal

Desde já, saiba que a maneira de plantar não altera de uma espécie para outra. Contudo, escolha um tipo de uva mais resistente conforme a sua região. Por exemplo, as americanas são ideais para os estados mais quentes e suas mudas podem ser encontradas em qualquer loja de viveiro.

Como plantar um pé de uva no quintal
Como plantar um pé de uva no quintal (Reprodução Canva Pro)

Como plantar a muda no vaso

O plantio no vaso pode ser bem sucedido, se for escolhido o recipiente correto e forem tomados os devidos cuidados. Ou seja, escolha um vaso de 50 litros com furos no fundo. Depois, faça uma camada de 5 centímetros de argila expandida com areia e cubra-a com uma manta de drenagem. Após isso, preencha restante do volume do vaso com terra misturada com areia e esterco orgânico. Se preferir, compre um substrato que contenha calcário e nitrogênio.

Saiba mais: Como plantar couve-flor: passo a passo para você cultivar em casa

Como plantar a muda da videira no vaso

Com o vaso preparado, abra um buraco com as próprias mãos e posicione a muda, de maneira que as raízes não fiquem dobradas ou comprimidas. Em seguida, arraste o substrato para ao redor da muda e faça uma rega generosa. Nesse momento, o sistema de drenagem que você fez no vaso vai servir para que as raízes não fiquem encharcadas nem apodreçam.

A videira é uma planta trepadeira. Isto é, ao plantar, faz-se necessário inserir um suporte de madeira ao lado da muda. Sendo assim, apoiada na haste, a planta vai ganhar altura e resistência. Para finalizar, posicione o vaso em algum canto no quintal que tome sol em parte do dia, mas que esteja protegido de ventos fortes e tempestades.

Como plantar um pé de uva no quintal
Como plantar um pé de uva no quintal (Reprodução Canva Pro)

Como cuidar do pé de uva

Saber como cuidar da parreira é tão importante quanto saber como plantar um pé de uva no quintal. Em vista disso, faça as podas corretamente à cada final de inverno. Além do mais, você deve regar a planta no máximo duas vezes por semana, a não ser que a terra esteja muito seca.

Você também pode gostar: Como plantar pimenta de cheiro: confira essas dicas simples e descomplicadas que farão toda diferença

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies