site statistics

Como plantar couve-flor: passo a passo para você cultivar em casa

Plante e cultive couve-flor na sua casa, em poucos passos

A couve-flor sempre foi uma queridinha para fazer muitas receitas irresistíveis, não é mesmo? Ter a oportunidade de um fácil acesso de forma rápida e prática em sua casa, facilitaria muito nossas vidas. Hoje, dia 24 de janeiro, o Agronews, em conjunto com o Jornal Prime, te ajudará a aprender como plantar couve-flor direto da sua casa.

A hortaliça possui diversos benefícios para a saúde, dentre eles, estão: a melhora da saúde dos ossos, prevenção para o envelhecimento precoce, contribuição para a perda de peso e etc. Além de ser um vegetal rico em fibras, minerais e vitaminas, ele pode te ajudar a reduzir inflamações. Um ótimo amigo para se ter em casa, não acha? Portanto, confira agora o passo a passo de como plantar couve-flor.

Leia mais: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

Passo a passo de como plantar couve-flor em casa

Como plantar couve-flor- Reprodução: Pixabay
Como plantar couve-flor- Reprodução: Pixabay

É importante ressaltar que a couve-flor leva em média de 1 a 3 meses para maturar de uma forma adequada. O recomendado é que a temperatura diária durante o crescimento seja de 15,5º C, ou seja, observe em como está agora o clima onde você mora e plante na época/mês onde será ideal.

PASSO 1- Escolha o lugar adequado

É importante que o vegetal receba pelo menos seis horas de um sol intenso, diariamente. Além de ter um espaço onde a planta possa crescer e se desenvolver. Dica: dê intervalos de 45 cm a 60 cm entre cada uma delas. Escolha um local onde o solo seja úmido para que tenha acesso a nutrientes suficientes para o crescimento da planta.

PASSO 2- Plante a muda/ ou semente

Nossa dica é que você comece plantando através das mudas, pois elas tendem a crescer melhor, comparado com as sementes. Porém, se no seu caso só seja possível a possibilidade de plantar através das sementes, não tem problema. Iremos te ajudar de qualquer maneira.

Comece transportando a muda de forma muito delicada, onde não quebre as raízes, fazendo um buraco no solo, enterrando a muda até o caule. Faça uma depressão e firme a terra ao redor da muda, e assim, ajudará o solo a reter a água. Regue a muda.

Em caso das sementes, é importante começar cerca de semanas a meses, por exemplo. Que seja antes do planejado, para que com esse tempo o couve flor possa se maturar. Plante as sementes em fila, colocando cada uma de 30 cm a 60 cm de distância. Regue-as sempre, antes de se tornarem mudas.

Veja também: Como plantar pequi pelo caroço: saiba o modo certo e descomplicado

Cultive o crescimento do couve-flor

É a fase mais importante, para se dar no final bons resultados e bons frutos, logo seguindo todas as etapas diariamente. Segue os exemplos abaixo:

  • Regue diariamente de forma abundante – A planta necessita de umidade consistente para ter sucesso. A planta deve ficar úmida e não encharcada;
  • Use fertilizantes no solo – Eles podem ajudar no crescimento da couve-flor. Ele precisa de uma taxa alta de nitrogênio e potássio no solo, logo, os fertilizantes podem te ajudar com isso;
  • Evite o escurecimento da cabeça da planta – Após um tempo, a planta começa a crescer uma certa “cabeça”, que exposta ao sol, pode escurecer, trazendo, então, uma textura menos macia. Quando a cabeça estiver aproximadamente do tamanho de um ovo, por exemplo, dobre as folhas da planta sobre ela como uma forma de protegê-la da luz do sol;
  • Faça a colheita – A hora certa para se fazer será quando a couve estará grande, branca e firme. Pode acontecer em cerca de dias ou semanas, tudo depende de como está sendo cultivado, durante a fase de crescimento.

E ai, foi útil para você? Vimos como plantar couve-flor em casa não é tão difícil como imaginamos, não é? Segue a dica do Jornal Prime e coloque em prática aí na sua casa, para, assim, se alimentar do nosso queridinho vegetal.

Você vai gostar: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies