site statistics

Como plantar semente de pêssego: veja como é fácil e eficaz com essas técnicas

Aprenda como plantar pêssego com esse passo a passo descomplicado

Fruta de baixo índice glicêmico e rica em fibras, o pêssego pode ser um grande aliado em dietas de perda de peso. Por isso, hoje, 24 de  janeiro, você vai aprender aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, como plantar semente de pêssego.

O pessegueiro é uma planta de origem chinesa, e os nutricionistas consideram que seus frutos são extremamente benéficos à nossa saúde, capazes de evitar doenças como câncer e diabetes. Portanto, nada melhor do que entender como plantar a semente de pêssego e ter esse fruto dentro de casa e disponível a qualquer momento.

Veja também: Como plantar pequi pelo caroço: saiba o modo certo e descomplicado

Como plantar semente de pêssego - reprodução pixels
Como plantar semente de pêssego – reprodução pixels

Como plantar semente de pêssego

O pêssego possui uma casca, em geral, avermelhada, que cobre a polpa, que é a parte que comemos. Essa polpa envolve todo o caroço, rugoso e bastante rígido. Dentro do caroço vivem as sementes da fruta, que podem ser plantadas para formar novos pessegueiros.

Extração da semente

Em um primeiro momento, deve-se adquirir as sementes de pêssego. Isso pode acontecer, ou pelo consumo da fruta, ou pela compra em feira, por exemplo. Além disso, um detalhe importante é que, se suas sementes vêm de uma fruta que você consumiu, é preciso extraí-las do caroço.

Aliás, essa é a prática mais comum: plantá-las sem o caroço, pois sua casca, que é rugosa e muito rígida, dificulta a germinação das sementes. Por isso, o recomendado é que se abra o caroço e plante apenas as sementes.

Esse processo de extração das sementes, apesar de um pouco trabalhoso, é bem simples. Isso porque consiste basicamente em você, uma vez que esteja com o caroço do pêssego, quebrar sua casca. Para isso, você pode valer-se de algum instrumento, como um martelo, por exemplo.

Aplique pequenas batidas no caroço, com cuidado para não esmagar as sementes. Quando você perceber que a casca do caroço rachou, pode tentar abrí-lo manualmente. É possível que em um caroço venham duas ou mais sementes.

Leia também: Descubra como plantar alface na água: técnica que vem crescendo e facilitando o cultivo

Como preparar e plantar as sementes de pêssego

Uma vez que as sementes foram adquiridas, é necessário um estágio de preparação, que antecede o plantio. Essa etapa tem por finalidade fazê-las desenvolver suas primeiras raízes. Para isso, você pode envolvê-las por um papel toalha úmido e armazená-las em uma vasilha dentro da geladeira.

No entanto, certifique-se primeiro se o papel toalha não está molhado, pois isso encharca as sementes ao longo do tempo, fazendo-as apodrecer. Depois, você pode deixá-las guardadas por um período que varia entre 20 e 30 dias.

Após esse tempo, você perceberá que algumas raízes já começam a aparecer. Nesse momento, você já pode plantá-las em um pequeno recipiente, como um pote de plástico. Entretanto, lembre-se que o recipiente deve ter pequenos furos para permitir a drenagem da água.

Depois disso, plante a semente na terra. Não é necessário cobri-la completamente. Além disso, regue uma vez por dia. Após um mês, seu pessegueiro criará o primeiro caule e você poderá passar a muda para um vaso ou para o solo do seu quintal.

Doenças no pessegueiro

Por fim, o cuidado com o pessegueiro, através de tratamento químico, pode ser essencial para evitar algumas pragas. No Brasil, as mais comuns são:

  • A ferrugem, que ocorre nas folhas;
  • A podridão parda, que acomete os ramos e nos frutos;
  • Podridão mole, que ocorre apenas nos frutos e pode ser evitada pela higienização dos locais de armazenamento.

Portanto, com essas informações, você já sabe como plantar semente de pêssego. Basta que você siga os passos listados aqui, que seu pessegueiro crescerá forte e dará belos frutos.

Saiba mais: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies