site statistics

Descubra como plantar alface na água: técnica que vem crescendo e facilitando o cultivo

Aproveite todo o valor nutricional dessa hortaliça em sua casa

O cultivo da alface na água, tecnicamente conhecido como cultivo hidropônico, está crescendo no mundo todo, principalmente no Brasil. Esse plantio é simples e pode ser feito no conforto da sua casa. Por isso, hoje, 17 de janeiro de 2022, no Agronews, do Jornal Prime, você vai descobrir como plantar alface na água.

A alface é constituída por 95% de água. Contém também ferro e fibras que auxiliam no transporte do oxigênio no organismo e na regulação do intestino. Como resultado, ela auxilia no tratamento de prisão de ventre, por exemplo. Além disso, possui propriedades sedativas, importantes no combate à insônia, é pouco calórica e causa saciedade, excelente no auxílio à perda de peso. Não perca tempo, e aprenda hoje como plantar alface na água.

Achamos que você vai gostar: Como plantar onze horas em garrafa pet: veja agora mesmo essas técnicas infalíveis

Como plantar alface na água - Foto: Pexels
Como plantar alface na água – Foto: Pexels

Como plantar alface na água

Nesta matéria iremos mostrar que é muito fácil plantar alface na água. Com poucos recursos você pode ter sua própria horta em casa e dar mais um passo em busca de uma vida saudável e fitness. No sistema hidropônico, a planta absorve nutrientes fornecidos na água através adubos químicos solúveis. Confira o passo-a-passo.

Você vai precisar de:

  • 1 pote de sorvete de 2 litros;
  • 1 garrafa pet grande (5 litros);
  • Faca ou estilete;
  • Fita adesiva de alumínio;
  • Fertilizante químico solúvel em água de sua preferência.

Veja também: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

Passo a passo

Primeiramente, corte a boca da garrafa de maneira que ela se transforme em um funil. Em segundo lugar, com a ajuda da faca ou estilete, faça dois orifícios na tampa da garrafa para que as raízes passem para ter acesso à água que está dentro do pote. Em terceiro lugar, faça uma abertura na tampa do pote de sorvete que seja exatamente do mesmo tamanho da tampa da garrafa.

Depois, cubra toda o pote de sorvete e a tampa do pote com a fita adesiva de alumínio de forma que não fique nenhuma brecha. As raízes não gostam de luz e precisam de estar no escuro para crescerem. Lembrando também que não adianta pintar o pote de preto, por exemplo. A tinta faz com que a água esquente muito e irá acabar matando as raízes.

Em seguida, coloque o fertilizante de acordo com as especificações do produto e então complete o resto do recipiente com água. Após, você irá encaixar o funil de garrafa na tampa do pote de sorvete, fechar o pote e, em seguida, para concluir, acomode a muda de alface no orifício da tampa da garrafa de modo que as raízes alcancem a água.

Pronto! Agora você já sabe como plantar alface na água. Então, você só precisa escolher um local com boa incidência do sol da manhã e garantir que seu sistema não pegue chuva. Não se esqueça de trocar toda a água e o fertilizante a cada 20 dias. Gostou? Compartilhe essa matéria com seus amigos.

Vai te interessar: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies