site statistics

Como plantar pequi pelo caroço: saiba o modo certo e descomplicado

Fruta de fácil cultivo e rica em vitaminas A, C e E

Você está cansado de tentar plantar pequi e não está tendo sucesso? Então, hoje, 17 de janeiro, é seu dia de sorte. O Agronews, do Jornal Prime, vai te ensinar como plantar pequi pelo caroço. De antemão, registramos que o processo é extremamente fácil, mas não será de um dia para o outro.

Além disso, vale registrar que nem na natureza é fácil a sua reprodução, ao contrário. A cada 100 frutos que caem, dois ou três acabam germinando. Ainda assim, com alguma sorte, a semente levaria entre 12 a 14 meses para germinar e virar uma muda. Dessa forma, ensinaremos a você como plantar pequi pelo caroço, e o melhor, este processo é encurtado para sete meses, aproximadamente.

Leia mais: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

Como plantar pequi pelo caroço

Como plantar pequi pelo caroço: saiba o modo certo e descomplicado - Reprodução Canva.com
Como plantar pequi pelo caroço: saiba o modo certo e descomplicado – Reprodução Canva.com

Talvez quem não seja do cerrado não tenha muito conhecimento a respeito dessa fruta, que é muito apreciada pelos sertanejos. Por exemplo, no Mato Grosso, é muito comum comer arroz com pequi.

Contudo, não é só na culinária que a fruta tem a sua utilidade. Para a saúde, ela é excelente para a imunidade, diminui o colesterol ruim (LDL), e por ser rica em fibras, ajuda na digestão. Do mesmo modo, a fruta é rica em vitaminas A, C e E.

Vamos aprender como plantar pequi pelo caroço, então, não só para termos a fruta à disposição no quintal, mas também para cuidar do mais importante, que é a nossa saúde. Pegue o papel e caneta para anotar o que você vai precisar.

Para começar o processo, será necessário que você mergulhe os frutos, deixando de molho por quatro dias. Assim, a polpa vai amolecer e, apenas com um jato d’água, você consegue extrair a semente. Depois que você deixou secá-las por dois dias, é hora de começar o processo de tratamento.

Componentes necessários para o tratamento

Antes de tudo, sugerimos que você organize tudo na bancada para facilitar na hora da preparação. E você não terá que sair correndo para pegar alguma coisa que faltou. Você vai precisar:

  • Um grama de ácido giberélico (compra-se em lojas agropecuárias);
  • Álcool suficiente para dissolver o ácido;
  • Uma bacia; 
  • Quatro litros de água.

Contudo, leia também: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

Agora é hora de colocar a mão na massa

Tudo separado e organizado, é hora de misturar o ácido giberélico com o álcool. Depois de diluído, coloque a mistura em uma bacia com a água e as sementes, que deverão descansar por quatro dias.

Logo após estes quatro dias, as sementes estarão prontas para o cultivo. Mas, como escrevemos logo acima, como plantar pequi pelo caroço é fácil, mas demanda um pouco de tempo e paciência.

Juntamente com as sementes, você vai precisar agora de uma sementeira apenas com areia. Neste momento, você plantará a semente, não esquecendo que o rachadinho tem que estar virado para cima. E no período aproximado de 50 dias, regue de duas a três vezes por dia a sementeira. Este é o período em que começarão a aparecer as primeiras mudas.

Depois de 50 dias é hora de transplantar as mudas de pequi

Não desanime, lembre que só com este processo encurtamos em 50% o tempo de brotação da semente. Se fossemos contar com a sorte de natureza, talvez tivéssemos sorte de ter as primeiras mudas em 14 meses.

Em outras palavras, agora é hora de transplantar a muda da sementeira para um tubete com um substrato especial. Você vai precisar prepará-lo nessa proporção:

  • 6 partes de terra de barranco;
  • 2 partes de esterco curtido; 
  • 1 parte de areia.

A muda sai direto da sementeira para o tubete. Aperte a superfície sem sufocar a muda e regue. Contudo, essa primeira rega pode abundante.

Cuidados com a muda já transplantada

A muda depois de transplantada não tem cuidados especiais, principalmente se você tiver um viveiro onde deixá-la. Apenas deixe-a em local a pleno sol e com irrigação na parte da manhã.

Do contrário, se você não tiver um viveiro, e for deixar em local ensolarado na casa, o cuidado deverá ser triplicado. Ou melhor, apenas a rega deverá ser realizada de duas ou três vezes por dia nos próximos sete meses, aproximadamente, ou a muda atingir 70 cm de altura. 

Hora de ir para  o campo: qual melhor época?

Depois de um longo período de preparação e cuidado, chegou o momento de levar o pequi plantado com caroço ao campo. Portanto, é de extrema importância você atentar para fazer isso no começo da estação chuvosa.

Desse modo, depois de plantado no campo, agora é deixar que a mãe natureza faça a parte dela. Ou seja, hora de colocar as barbas de molho e esperar pelos próximos cinco anos para começar a degustar o seu pequi.

Como plantar pequi pelo caroço não tem mistério

Como relatamos no início desta matéria, o cultivo dessa fruta não tem mistério algum. Ao contrário, é extremamente fácil, mas custoso para poder aproveitar o que ela tem de melhor para nos dar: sua fruta. Nesse sentido, se você quiser uma cultura para aproveitar seus benefícios rápidos, realmente o pequi não é para você. Do contrário, depois que começar a germinar a semente, ainda na sementeira, nos conte a experiência de como plantar pequi pelo caroço. Será um prazer poder vê-la compartilhada com nossos leitores.

Veja também: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies