site statistics

Como plantar rosas pelos galhos: fique por dentro das melhores dicas agora mesmo

Entenda esse passo a passo simples que ensina a cultivar essas lindas flores

Planta há muito tempo cultivada e que hoje está na categoria das preferidas do público em geral. As rosas encantam com suas cores e sua beleza singular, que enfeitam e tornam agradáveis os ambientes em que se encontram. Por tanto, estar em locais decorados por essas flores é sempre muito prazeroso. Por isso, hoje, dia 25 de janeiro, aqui no blog AgroNews, do site Jornal Prime, você vai aprender como plantar rosas pelos galhos.

As roseiras possuem origem chinesa. Foram os persas que a levaram à Europa, de onde ela se espalhou para o restante do mundo. Hoje ela é uma das plantas mais populares, e sua utilização acontece não só na decoração, mas em uma variedade de situações humanas, simbolizando alegria, tristeza, paixão intensa, etc. Então, se você aprecia essa planta, aprender como plantar rosas pelos galhos é a melhor maneira de tê-la na sua casa.

Leia também: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Como plantar rosas pelos galhos

Como plantar rosas pelos galhos - Foto: Pixels
Como plantar rosas pelos galhos – Foto: Pixels

Primeiramente, saiba que o processo de plantação através dos galhos não exige grandes esforços nem procedimentos muito complexos. Ao contrário, essa é a forma mais comum de cultivo das rosas. E, antes de tudo, a ação inicial é preparar as mudas.

Formação da muda

O primeiro passo para construir sua muda de rosa é fazer, com uma tesoura, a poda de um galho, de uns 30 cm, em uma roseira já formada. Realize um corte em diagonal para evitar a entrada de água na haste e não apodrecê-la. 

Com um galho é possível fazer 2 ou 3 pequenas mudas. Além disso, é importante podar as folhas que existirem nelas, pois nesses locais brotarão novos ramos. 

Veja mais: Como plantar orquídeas em vaso: veja como é simples e rápido

Preparação do vaso e plantação das rosas pelos galhos

Uma vez que você já tenha a sua muda pronta, o passo seguinte é colocá-la em um pequeno vaso. Contudo, não se esqueça de garantir a possibilidade de drenagem da água. Para isso, é necessário que esse recipiente tenha pequenos furos na sua base.

Com o vaso já em condições adequadas, insira nele a terra que receberá as mudas. Você pode plantar mais de uma muda no mesmo lugar. Em relação a preparação do solo, também não há grandes segredos, pois os elementos básicos são: areia, terra e húmus.

Por fim, é o momento de realizar o plantio. Faça uma cova de 5 cm e insira a muda de rosa. Na verdade, como já mencionado, em um mesmo vaso, você pode colocar até duas delas, não há problemas.

Esse período de enraizamento dura em torno de 15 dias. Por isso, faça regas uma vez ao dia e deixe-a, inicialmente, em um local ensombrerado. Depois, faça a mudança definitiva para um vaso maior ou para o chão. Nesse momento, diminua as regas e coloque-a em local exposto ao sol.

Doenças e pragas

As rosas são suscetíveis ao ataque de fungos e outras pragas, como pulgões, ácaros, cochonilhas e larvas mineradoras. O combate a esses agentes acontece através de pulverizações e do uso de inseticidas, feito com alguma regularidade.

Portanto, agora você já entendeu como plantar rosas pelos galhos a partir de técnicas simples. Para começar a ter os primeiros resultados, basta que coloque em prática tudo que aprendeu aqui, e em pouco tempo, você já estará desfrutando da floração das suas rosas.

Saiba mais: Como plantar onze horas em garrafa pet: veja agora mesmo essas técnicas infalíveis

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies