Como fazer repelente caseiro com cravo-da-Índia: saiba preparar e como usar
Uma receita fácil, barata e eficiente para proteger sua família
É no verão que aumenta a quantidade de insetos, principalmente os mosquitos (conhecidos no Nordeste como muriçocas). E a combinação calor e umidade é perfeita para a proliferação destes bichos. Sendo assim, neste dia 25 de janeiro, o blog Agronews, do Jornal Prime, vai te ensinar como fazer repelente caseiro com cravo-da-Índia.
Essa receita é perfeita para você que tem alergia aos repelentes industrializados, ou também, não gosta do cheiro de remédios que a maioria tem. Do mesmo modo, é uma receita extremamente fácil e barata de fazer para manter os insetos longe de você e da sua família. Enfim, fique conosco e aprenda como fazer repelente caseiro com cravo-da-Índia.
Assim, leia mais: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples
Saiba como fazer repelente caseiro com cravo-da-Índia
Ao contrário do que possa parecer, é muito fácil e rápido para fazer o seu repelente. O que levará mais tempo será o período que deverá ficar curtindo o preparo, que é entre sete a dez dias.
Portanto, o repelente ajudará a deixar os insetos longe de você e sua família. Além do mais, é extremamente necessário nessa época do ano em que eles se reproduzem em maior quantidade por causa do calor e da umidade. É a combinação perfeita, inclusive para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
E você sabe porque os mosquitos nos procuram? Não é por causa de mais nada além do nosso suor e temperatura corporal. Quando suamos, expelimos ácido lático, ácido úrico e amônia. Este trio é o manjar dos deuses para este inseto. Contudo, é hora de colocar a mão na massa e nos livrar de suas picadas.
Portanto, confira também: Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

Os ingredientes
Papel e caneta na mão para que você não perca nenhum detalhe de como fazer repelente caseiro com cravo-da-Índia. Lembrando que todos os componentes são fáceis de encontrar e que você pode substituir o álcool de cereais por álcool comum. Você vai precisar:
- Álcool de cereais;
- Cravo-da-índia;
- Óleo de coco, amêndoa e óleo essencial de citronela.
Este último ingrediente não é obrigatório, apesar de a citronela ser uma planta medicinal com propriedades repelentes de insetos. Ainda assim, pode ser substituído, também, por óleo de eucalipto.
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque 250 ml de álcool de cereais e 2 colheres de sopa de cravo-da-Índia. Deixe curtir entre sete a dez dias em um frasco devidamente vedado. Após este período, passe essa mistura em um coador.
Agora chegou a hora de adicionar os outros ingredientes para o nosso repelente caseiro. Ou seja, você vai adicionar 30 ml de óleo de coco (mais ou menos duas colheres de sopa). Este óleo também produz uma barreira física contra os insetos.
Ademais, tem também 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa. Se quiser o óleo de andiroba, pode ser adicionado na mesma proporção. E para finalizar o óleo essencial de citronela, 30 gotas.
Após misturar todos os ingredientes é só colocar em frascos, de preferência com borrifador, para uma melhor aplicação. A sua família é protegida contra os insetos, de uma forma simples e barata.
Depois da família toda protegida e devidamente segura, volte ao blog Agronews e nos conte o que achou de como fazer repelente caseiro com cravo-da-ìndia. Compartilhe com os amigos e familiares a receita e a sua experiência.
Ademais, leia também: Como plantar pequi pelo caroço: saiba o modo certo e descomplicado