site statistics

Como plantar pimentão pela semente: aqui está a forma correta

Aprenda como plantar pimentão pela semente de maneira rápida e simples

Na dúvida em como plantar pimentão pela semente? Hoje, 15 de fevereiro, aqui no Agronews do Jornal Prime, você aprenderá a forma correta de plantar pimentão. Além disso, descubra maneiras de cultivar esse tipo de pimenta.

Como dito anteriormente, o pimentão é um tipo de pimenta doce que faz parte da espécie capsicum annuum. Bem como, existe uma diversidade de cores como: vermelho, branco, amarelo, roxo-escuro, verde e marrom-chocolate. A seguir, saiba como plantar pimentão pela semente.

Como plantar pimentão pela semente: aqui está a forma correta - Fonte: Pixabay
Como plantar pimentão pela semente: aqui está a forma correta – Fonte: Pixabay

Leia Mais: Como fazer suco detox: super fácil, rápido e que vai te ajudar muito

Como plantar pimentão pela semente em 5 passos

Primeiramente, vale ressaltar que as condições ideais para o crescimento do pimentão é com alta luminosidade e sol. Posteriormente, caso o clima esteja muito quente, uma sombra parcial é recomendada. Abaixo, siga as instruções de como plantar pimentão pela semente:

Passo 1 

Separe os ingredientes para o plantio do pimentão: um recipiente com furos, as sementes do fruto e substrato. O recipiente com furos é ideal para fazer drenagens. Ao passo que, o substrato deve ser leve e fértil.

Passo 2 

Em seguida, corte o pimentão ao meio e retire todas as sementes do fruto. Selecione as que estiverem murchas e coloque o restante num copo com água de um dia para outro. Posteriormente, descarte a que estiverem boiando e o que sobrar deixe secar em um papel toalha, longe do sol e em local ventilado.

Passo 3 

Agora é hora de plantar as mudas do pimentão. Iniciando a drenagem, coloque as sementes no recipiente e umedeça o solo, mas sem encharcar. Logo, após as mudas chegarem a 10 cm, é hora de colocá-las em um recipiente final.

Passo 4 

Antes de mais nada, o recipiente final deve conter pelo menos 30 cm de profundidade. Já o substrato, como dito anteriormente, precisa ser leve, fértil e que possua riqueza em matéria orgânica para o bom crescimento do pimentão. 

Passo 5

Mantenha os cuidados e observe o fruto. O pimentão não exige grandes cuidados. Contudo, precisa receber luz solar de 6 a 8 horas por dia, estar em local ventilado e sempre manter o substrato úmido, mas sem encharcar.

Veja também: Como cultivar um limoeiro: dicas e cuidados essenciais para plantar corretamente

Outro cuidado no plantio do pimentão pela semente

 Desde já, é preciso observar o tempo em que o pimentão estiver se desenvolvendo, pois é natural que, após o crescimento do fruto, a planta “envergue”, fazendo com que o fruto encoste no chão, o que não pode acontecer para não ocorrer o apodrecimento do pimentão. Neste caso, você deve tutorar a muda, ou seja, amarrar um suporte no pimentão plantado. 

Agora que você está ciente em como plantar pimentão pela semente, fique atento aos cuidados relacionados à maneira de cultivá-lo para o crescimento saudável do fruto. Por fim, não esqueça de sempre observar o período de plantio do pimentão que pode levar de 10 a 12 semanas. 

Leia também: Como cuidar de violetas: flores lindas com essas dicas fáceis e essenciais

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies