site statistics

Como cultivar acerola em vaso: crescimento rápido e saudável

Hoje, você aprenderá a cultivar acerola em vaso de uma forma rápida e alguns benefícios deste fruto para a saúde

A acerola é muito presente na culinária brasileira. Por meio dela são fabricados diversos produtos, como geleias e sucos, sendo também ótima para consumo imediato. Pensando nisso, o Agronews do site Jornal Prime, hoje, 15 de fevereiro, ensinará como cultivar acerola em vaso. Portanto, saiba agora um método simples de ter essa fruta em seu lar.

Primeiramente, quando é plantada diretamente no solo, a acerola consegue crescer até 4 metros de altura. Entretanto, se for cultivada em vasos médios, essa cresce até 2 metros e pode ser cuidada de forma mais simples. Portanto, confira as dicas que separamos especialmente para você de como cultivar acerola em vaso.

Você vai gostar: Como cultivar jabuticabeira em vaso

Acerolas - Foto: Canva
Acerolas – Foto: Canva

Como plantar acerola em vaso

Sobretudo, para ter acerola em casa, você precisará de alguns materiais. Este método é simples e logo você terá uma planta saudável e com boa frutificação. Nesse sentido, listamos o que será preciso para este procedimento:

  • Granito, pedrisco ou seixo;
  • Terra;
  • Adubo orgânico;
  • Vaso grande (no mínimo 1 metro de altura);
  • Muda de acerola.

Antes de tudo, o vaso em que será plantada a muda deve ter furos para drenagem em sua base. Adicione uma camada de granito, pedrisco ou seixo ao fundo, isto será importante para escoar a água.

Após acrescentar a camada de drenagem, coloque a terra misturada ao adubo orgânico até a metade do vaso. Em seguida, posicione o torrão com a muda de acerola ao centro do vaso. Então, basta adicionar o restante da terra com o adubo até que a muda esteja firme.

Como regar acerola

A princípio, esta espécie é tipicamente tropical, incidente na América Central e América do Sul. Assim, as regas no começo do desenvolvimento devem ser realizadas duas vezes ao dia, moderadamente. Contudo, quando a planta estiver adulta, deve ser regada apenas uma vez por dia, independente do clima.

Luminosidade

À primeira vista, é preciso que a sua planta receba sol pleno. Ou seja, preferencialmente, deixe-a em locais em que haja incidência solar durante o dia todo. Com folhas verdes escuras, a acerola suporta bem o calor, podendo ser exposta a temperaturas acima de 35° C. Porém, nessas circunstâncias, tenha cuidado em relação às regas.

Veja também: Como cultivar um limoeiro: dicas e cuidados essenciais

Adubos

Antes de mais nada, a acerola é uma planta que se desenvolve melhor quando obtém os nutrientes necessários através de adubos orgânicos. Nesse sentido, priorize os materiais orgânicos no vaso da sua plantinha.

Dessa forma, mensalmente, misture ao substrato da sua planta, alguns componentes como: restos  de cenoura, cascas de banana trituradas e borra de café. Desse modo, a sua planta poderá crescer bem, saudável e frutificar bastante.

Benefícios da acerola para a saúde

Primordialmente, esta planta é rica em vitamina C, D e A, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, se consumida in natura possui antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce.

Em suma, o consumo frequente de acerolas previne doenças cardiovasculares, auxilia a digestão e a absorção de ferro. Preferencialmente, a utilize em sucos e outros meios que não comprometam as suas propriedades.

Agora que você já sabe como cultivar acerola em vaso, basta colocar em prática as dicas que ensinamos. Assim, você terá uma bela planta, fácil de cuidar e com um fruto que possui diversos benefícios para a saúde humana.

Leia mais: Aprenda como fazer jardim suspenso com garrafas pets 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies