site statistics

Como plantar manga em vaso: aprenda essa técnica simples e eficaz

Simples de fazer, rápido para cultivar, além do mais, uma fruta com vários benefícios para a sua saúde

Vamos começar a semana aprendendo como plantar manga em vaso. E como de costume, aqui no blog Agronews, uma dica fácil e totalmente eficiente. Então, nesta segunda-feira, dia 14 de fevereiro, no Jornal Prime, vamos colocar a mão na terra.

A fruta pode ser consumida in-natura, dá para fazer aquele suco bem gelado, sobremesas e aí,  a sua criatividade é o limite. O que importa é que a manga é rica em vitamina A e C. Além disso, contém magnésio, potássio, polifenóis como mangiferina, canferol e ácido benzoico. Sem contar que o seu cultivo é fácil, e seguindo os passos de como plantar manga em vaso, depois é só regar e ser feliz.

Assim, leia mais: Como consumir pitaya: conheça maneiras fáceis de incluí-la na dieta

Como plantar manga em vaso e os benefícios dessa fruta rica em fibras

As mangueiras são nativas da ásia e segundo há relatos históricos do seu cultivo na África no século X. No Brasil essa fruta aportou por volta do século XVI, trazida pelos colonizadores portugueses. O país hoje é o responsável pelo terceiro maior volume de exportação da fruta, ficando atrás do México e Tailândia, primeiro e segundo, respectivamente.

Nesse sentido, a manga também é campeã de benefícios à saúde e pode ser consumida sem contra indicação. Mas sempre, claro, não esquecer daquela regra básica, de tudo que é de mais faz mal. Porém, vamos ver o que de melhor essa fruta pode fazer para a sua saúde.

  • Aliada do intestino, por ser rica em fibras;
  • Reforço no sistema imunológico;
  • Combate a gastrite;
  • Tem ação anti inflamatória e antioxidante;
  • Combate ao herpes labial.

Aqui, no Agronews, você fica sabendo como plantar manga em vaso, do mesmo modo, os benefícios em ter essa planta no seu jardim. E antes de sair correndo para a agropecuária, é importante saber que a muda deve ser de enxerto. Desse modo, a sua planta vai produzir mais rapidamente.

Portanto, confira também: Como cultivar cactos em vasos: aprenda o jeito certo de fazer para ter essa linda planta em casa

Como plantar manga em vaso: aprenda essa técnica simples e eficaz - Reprodução Canva Pro
Como plantar manga em vaso: aprenda essa técnica simples e eficaz – Reprodução Canva Pro

O que você vai precisar

Além da muda de enxerto, você vai precisar de um vaso de aproximadamente 45 litros, esterco de curral curtido, palha em decomposição e mais dois adubos orgânicos: farinha de osso e cinza de padaria, de lareira e afins. Só não pode ser cinza de churrasqueira que poderá queimar as folhas. Ou seja, por causa da gordura e sal que ficam nos restos do carvão. Agora, com tudo em mãos é hora de sujá-las.

Hora da ação

Chegou o momento de você colocar em prática e atestar que, como plantar manga em vaso, não tem mistério algum. Logo, é hora de você preparar o substrato e para isso você vai usar, aproximadamente 20 litros de curral curtido. Ou seja, quase meio vaso e outro meio vaso – 20 litros – com as palhas em decomposição.

Depois que você mexer até a mistura ficar bem homogênea é o momento de colocar os dois adubos orgânicos. A farinha de osso não pode ser usada em muita quantidade para não queimar a sua planta. E após aplicação da cinza de padaria tem que misturar tudo novamente até o substrato ficar homogêneo.

Lembrando que o seu vaso deve ter furações embaixo para drenagem e você poderá fazer a base dele com cacos de telha. Se não tiver, pode ser brita ou argila expandida. Depois que a base estiver pronta só colocar o substrato preparado no vaso e fazer a cova para acomodar a sua muda.

É importante que você tenha cuidado para tirar do saquinho a sua muda, principalmente se as raízes já rasgaram o recipiente. Bem como, para que o torrão não se desmanche. 

A cova deve ser aberta em um profundidade onde o torrão fique um dedo abaixo da base do vaso. Logo após, acomodar a muda no centro e tapar com o restante do substrato. 

Dica importante de como plantar manga em vaso

Primeiramente, caso a planta já esteja curvada, o estaqueamento é necessário, evitando que se vergue mais ao nascer dos frutos. Além disso, é uma planta que gosta de sol e a sua irrigação deve ser feita sempre que a terra estiver seca. 

Você pode ver que a mangueira não é uma planta de cultivo complicado, ao contrário. E por ser uma muda de enxertada, os frutos virão mais rapidamente do que se fosse plantada da semente. Em outras palavras, o cultivo por semente pode levar até sete anos para dar os primeiros frutos.

Enfim, com a informação de como plantar manga em vaso devidamente salva e anotada, agora é colocar a teoria em prática. Não sem antes, claro, compartilhar este texto para amigos e familiares e depois nos contar como foi a sua experiência.

Ademais, leia também: Como fazer suco detox: super fácil, rápido e que vai te ajudar a emagrecer com saúde

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies