site statistics

Como cultivar cactos em vasos: aprenda o jeito certo de fazer para ter essa linda planta em casa

Uma forma prática, fácil e rápida de cultivar cactos em vasos, uma planta suculenta tanto para casa como apartamentos

Plantar cactos em vasos nunca foi tão fácil. E hoje, dia 11 de fevereiro, ensinaremos de forma fácil e certo como fazer. O Agronews, do Jornal Prime, vai mostrar passo a passo para o cultivo correto.

Uns dizem que é uma planta símbolo de força, poder e elegância. Nos Estados Unidos, há estados como o Arizona, que proíbe cortar qualquer tipo de cacto. Ou seja, penas que vão até 25 anos de prisão. Enfim, nós preferimos ir na linha que plantar e multiplicar é a melhor opção, então, o cultivo de cactos em vasos é a melhor opção.

Assim, leia mais: Descubra como cultivar azaleia em vaso: guia prático para você cultivá-la em casa

Como plantar cactos em vasos: hora de sujar as mãos

Antes de mais nada, vamos desmistificar a ideia de que cactos gostam de sol a pleno. Uns sim, outros não. Por isso é importante que você identifique qual é a espécie do cacto, o qual você quer tirar uma muda. Em outras palavras, há vários tipos para cada bioma diferente no país.

O cultivo de cactos em vasos não é difícil, mas tem que fazer do jeito correto para que cresça e floresça. Sim, todas as espécies de cactos dão flores, mesmo que algumas só floresçam depois de 80 anos. Ao mesmo tempo, há outros gêneros que podem viver 200 anos.

Portanto, confira também: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Como cultivar cactos em vasos: aprenda o jeito certo de fazer - Reprodução Unsplash
Como cultivar cactos em vasos: aprenda o jeito certo de fazer – Reprodução Unsplash

Preparo do substrato para cactos em vasos

Os cactos orgânicos se desenvolvem melhor em solos com PH entre 5,5 e 6,3, bem drenados, fértil e rico em matéria orgânica. Então, para preparar o substrato que vai receber a muda, você vai precisar:

  • ⅓ de húmus;
  • ⅓ de areia;
  • ⅓ de terra normal de jardim.

Misture bem todos os três componentes até ficar homogêneo. Além disso, como a planta gosta do elemento fósforo, misture cascas de ovo no substrato, também. E por fim, quando plantar cactos em vasos, dê preferência a recipientes de cerâmica, principalmente se a planta ficar em locais muito úmidos.

Escolha da muda e plantio

É interessante que você escolha um ramo saudável e com bom crescimento para fazer cultivo de cactos em vaso. Além disso, tenha cuidado na hora de tirar este ramo para não afetar a planta mãe.

A espécie certa para o tipo de local onde a sua planta suculenta ficará é o que vai determinar o sucesso ou não do cultivo. Porém, é importante que o recipiente onde será plantado o cacto esteja em local arejado, sem sol e sem chuva.

No caso de colocar mais do que uma muda por vaso, certifique-se que há espaço entre elas. Bem como, colocar a parte que estava no ramo voltado para a terra. Quanto a adubação, deve ser realizada nos meses da primavera e verão, mensalmente, com adubos ricos em fósforo e nitrogênio.

Detalhe importante para a rega de cactos em vasos

Na primeira semana de plantio o substrato não deve ser regado. Após, duas vezes na segunda semana e depois a cada 15 dias. Se você verificar que o solo está muito seco, não há problema em regar antes de fechar a quinzena.

Dica do Blog Agronews

Para você que mora em apartamento e não tem como colocar os seus cactos em vasos na área externa, anote essa dica. As plantas devem ficar perto de janelas para absorver a luz, pois a recomendação são de 8 a 10 horas de luz direta.

Porém, mensalmente gire o vaso, pois a planta cresce em direção a luz. Em outras palavras, esse movimento evitará que o seu cactos cresça torto.

Agora é escolher qual é a melhor espécie, colocar a mão na terra e cultivar essa planta que tem arrebatado cada vez mais fãs. Após essa experiência, volte ao blog Agronews e nos conte como foi a sua experiência em cultivar cactos em vaso.

Ademais, leia também: 3 plantas de sombra que vão deixar sua casa ainda mais charmosa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies