site statistics

Como plantar hortelã na garrafa pet: aprenda cultivar hortelã em casa

Veja como o melhor método para cultivar hortelã dentro de casa

A hortelã é uma planta de muitas utilidades, e o seu destaque são suas propriedades medicinais. Ela serve para como remédio para enjoos, vômitos, cólicas, má digestão, problemas respiratórios, entre outros. Por isso, devido a grande importância dessa erva, hoje dia 15 de fevereiro, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você aprenderá como plantar hortelã na garrafa pet para cultivá-la na sua casa.

E ter essa habilidade do cultivo é importante porque comprá-la em mercados e feiras pode sair muito caro. E toda a utilidade que ela possui, aliada a facilidade do seu cultivo leva  à conclusão de que saber como plantar hortelã na garrafa pet é uma opção bem mais vantajosa sob aspecto financeiro.

Leia também: Como plantar e cultivar rosas: método simples e eficaz

Como plantar hortelã em garrafa pet

Como plantar hortelã na garrafa pet - Foto: Pixels
Como plantar hortelã na garrafa pet – Foto: Pixels

Um ponto muito positivo da hortelã é que ela se adapta muito bem a diversas maneiras de cultivo. A própria garrafa pet é uma delas e prova essa afirmação. Então, para quem mora em apartamentos, por exemplo, e deseja cultivar essa planta, a garrafa pet é uma boa opção, pois, ela toma pouquíssimo espaço, e além de tudo, o processo de plantação é algo que você faz em alguns minutos e com pouco materiais. Entenda como é feito o plantio da hortelã.

Veja mais: Como plantar capim-açu: saiba como cultivar e quais são os benefícios

Passo a passo de como plantar hortelã 

A primeira ação a ser tomada é o recrutamento dos materiais, que, para o cultivo do hortelã, são pouco, e alguns recicláveis, inclusive. Basicamente, você precisará de:

  • Garrafa pet;
  • Uma tesoura ou estilete;
  • Substrato;
  • Galhos de hortelã.

Com esses materiais em mãos, comece por preparar o substrato, que deve pode ser uma terra simples, mas bem adubada. É importante garantir que a terra onde as raízes serão plantadas esteja bem rica em nutrientes.

Em seguida, pegue a garrafa, tampada, e faça nas laterais dela, pequenos furos – com a própria tesoura ou outro objeto pontiagudo, como uma chave de fenda, por exemplo. Nesses pequenos buracos serão colocados os galhos da hortelã, por isso, você pode fazer vários deles, em números de 12 a 14, ao redor da garrafa pet, inclusive na tampa, para que ocorra a drenagem da água.

Depois, retire o fundo da garrafa, fazendo com a tesoura o corte em toda a circunferência. Encha-a completamente com o substrato e coloque, nos pequenos furos, os galhos da hortelã. Esses galhos, em geral, vêm folheados, mas você pode retirar todas essas folhas e para plantá-las, pois brotarão novas.

Recomendações extras

O ideal é que a sua garrafa fique suspensa em algum local da  sua casa. Para isso, faça dois buracos adicionais, em lados opostos, na abertura maior da garrafa, depois amarre um cordão ou arame nesses dois furos, de modo que ele atravesse o diâmetro. Como se fosse a alça de um balde.

Finalizado esse processo, você pode pendurá-la em algum lugar. A hortelã não precisa de muito sol. Portanto, coloque-a em um local de meia sombra e faça rega uma vez ao dia.

Então, você agora já tem todo o conhecimento para dominar a técnica de como plantar hortelã em garrafa pet. Basta colocar em prática da forma descrito nesta matéria, e em poucos dias, você verá as primeiras folhas nascerem.

Saiba mais:  Plantar pera no quintal: veja tudo para o plantio dessa fruta suculenta e docinha

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies