site statistics

Como plantar e cultivar rosas: método simples e eficaz

Aqui você vai aprender uma forma simples de plantar rosa e como cuidar dessa linda planta

As rosas são plantas muito populares e que possuem um charme que chama atenção, com cores que variam do branco ao carmesim. Nesse sentido, valorizam muito o seu jardim ou o seu lar. Pensando nisso, o Agronews, do site Jornal Prime, ensina hoje, 11 de janeiro, como plantar e cultivar rosas.

Primeiramente, esse grupo ornamental são espécies pertencentes à família Rosaceae, que se divide em 5 gêneros. Esta planta possui grande variedade em formas de crescimento, por exemplo, as trepadeiras, arbustivas, de canteiro e roseiras bravas. Nesta matéria, você aprenderá a plantar e cultivar as rosas de canteiro e arbustiva.

Você vai gostar: 3 plantas de sombra que vão deixar sua casa ainda mais charmosa

Rosas de canteiro - Foto: Canva
Rosas de canteiro – Foto: Canva

Como plantar e cuidar de rosas

Sobretudo, as rosas de canteiro e arbustivas são espécies que florescem com frequência e, se cuidadas adequadamente, podem florir o ano todo. Podem apresentar flores com pétalas dobradas ou não, e possuem hastes longas. Desse modo, são ideais para plantio em vasos ou mesmo canteiros em jardins.

Antes de ser feito o plantio, o recomendado é que seja feito o preparo do substrato com 15 dias de antecedência. Será necessário misturar 2 colheres de composto orgânico, 1 colher de NPK 10-10-10 e 2 colheres de farinha de osso. Adicione a mistura feita na terra que será utilizada.

De antemão, ao plantar por método de estaquia, corte 20 centímetros da haste original. As extremidades  precisam ser cortadas em ângulo de 45° para que ocorra o crescimento. Logo, enterre a sua estaca no substrato anteriormente preparado até que pelo menos 7 centímetros estejam enterrados.

Frequência das regas

Em primeiro lugar, as rosas são espécies que não se adaptam bem em solos úmidos, podendo desenvolver doenças. Portanto, as regas devem ser feitas com moderação e de preferência ao meio-dia. Esse cuidado especial com sua plantinha irá evitar que surja algum problema como a ferrugem e o oídio.

Veja também: Como fazer compostagem: veja como ter o melhor resultado

Luminosidade

Primordialmente, mantenha sua planta em um local arejado que haja incidência de luz solar direta. As rosas crescem e se desenvolvem melhor quando recebem o mínimo de 6 a 7 horas diárias de luz solar. Desse modo, quando plantada em vaso, priorize colocá-la em lugares como varandas e perto de janelas.

Melhor adubo

Por fim, se você quer cultivar sua rosa de forma orgânica, existem alguns componentes nutritivos que podem ajudar. Você pode utilizar pó de casca de ovo, cascas de banana, leite, restos de cenoura, sobras de legumes e  borra de café. Lembre-se de misturar e enterrar bem esses materiais ao substrato da sua plantinha e, assim, ela crescerá saudável.

Agora que você já sabe como plantar e cultivar rosas, basta colocar em prática as dicas que foram dadas. Assim, você terá a sua casa ou o seu jardim sempre decorados com essa linda planta cheia de personalidade.

Leia mais: Plantas fáceis de cuidar em casa e que deixam o ambiente ainda mais belo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies