site statistics

Como plantar orquídea em casca de coco: dica ouro para você

veja como usar as orquídea e coco para mudar sua decoração

Para quem admira e até coleciona as orquídeas, descobrir maneiras criativas de cultivá-las é sempre um atrativo a mais. Apesar de essas plantas não terem tanta utilidade do ponto de vista comercial, muitas pessoas se interessam por tê-las em casa. Por isso, dia 15 de fevereiro, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você aprenderá como plantar orquídea em casca de coco, uma maneira singular de cultivar essa planta.

Por causa de suas flores, as orquídeas exercem principalmente a função de ornamentação dos ambientes. Essas plantas são delicadas, exigem alguns cuidados básicos, mas em regra se adaptam muito bem a diferentes ambientes. Então, se você já as cultiva ou pelo menos tem isso em mente, veja como plantar orquídea em casca de coco e use esse conhecimento para renovar sua decoração.

Leia também: Como plantar semente de caju: use essas técnicas agora mesmo e tenha a fruta ao seu alcance quando quiser

Como plantar orquídea em casca de coco

Como plantar orquídea em casca de coco - Foto: Pixels
Como plantar orquídea em casca de coco – Foto: Pixels

Antes de iniciar a plantação, que é algo bem simples, é necessário preparar a estrutura em que ela acontecerá. E nesse caso, há um trabalho maior. Primeiro, reúna todo o material que você vai precisar. Para este processo as ferramentas e os componentes principais são:

  • Coco;
  • Muda de orquídea;
  • Vaso;
  • Serra.

Veja mais: Veja como plantar espinafre em paletes e tenha um jardim vertical na sua casa

Passo a passo de como plantar orquídea em casca de coco

Inicialmente, você irá preparar o coco, já totalmente maduro, que será transformado em “vaso” para a sua  orquídea. Então, abrindo-o retire toda a água dele.  É muito importante destacar que essa abertura do coco vai liberando as fibras da casca. E elas serão bastante úteis como adubo mais na frente.

Depois que ele estiver vazio, parta-o ao meio com a serra e também retire a polpa branca. Após todo esse processo, ponha a casca ao sol para secar por uma semana.

Uma vez que ela esteja totalmente seca – e isso acontece quando a sua cor fica marrom e sua resistência, semelhante a de uma madeira –, é hora de começar a plantação. Coloque primeiro as fibras soltas da casca como substrato.

Em seguida, adicione a muda de orquídea, que já deve estar com suas raízes bem desenvolvidas. Por último, complete o restante do espaço com as fibras da casca e a plantação estará feita. Se você for deixá-lo no chão, sobre a janela ou sobre algum outro móvel, utilize um fundo de garrafa pet para servir como base, pois é uma solução bem eficiente. 

Cuidados necessários

A rega das orquídeas é sempre uma dúvida para quem quer cultivá-la. Mas, a regra é que nos meses mais quentes você as molhe duas vezes por semana e nos períodos restantes você as realize apenas uma vez. Além disso, o ideal é que elas não tomem muito sol, apenas no período da manhã.

Lembre-se também de sempre fazer a adubação. Há fertilizantes próprios para orquídeas que vêm com nitrogênio, potássio e fósforo. a adubação é essencial para que elas se desenvolvam e deem flores bonitas.

Portanto, após conhecer a técnica de como plantar orquídea em casca de coco, se você é amante dessas plantas, coloque esses ensinamentos em prática. Assim, surpreenda a todos com essa nova decoração na sua casa.

Saiba mais: Plantar açaí no quintal: confira as melhores técnicas de plantio e cuidados com a fruta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies