site statistics

Como plantar capim-açu: saiba como cultivar e quais são os benefícios

Uma cultura fácil, barata, de alto rendimento e com muitos benefícios

Como plantar capim-açu, uma erva nativa, do Maranhão até São Paulo, e de alto rendimento. Além disso, está sendo a queridinha dos produtores pelo seu rendimento e outros benefícios. Hoje, dia 10 de fevereiro, no Agronews, do Jornal Prime, você ficará sabendo como é fácil o seu cultivo.

O capim-açu, que tem a sua origem da língua Tupi e quer dizer capim grande, devido ao seu porte de até 4,20 metros de altura. Além disso, também é conhecido como capim-canutão ou capim doido. Continue com a leitura e você verá que vale a pena saber como plantar capim-açu e como ele pode lhe ajudar na sua propriedade, pequena ou grande.

Assim, leia mais: O que plantar na lua minguante e como a luz do luar influência na plantação

Benefícios e como plantar capim-açu

Você terá mais trabalho para preparar a terra do que realmente plantar as mudas do Andropogon minarum, nome científico do capim doido. Há duas formas de fazer o cultivo dessa erva. A primeira é retirar as mudas da planta já cultivada. Porém, usaremos como exemplo a segunda forma, ou seja, com as hastes compradas em feiras agropecuárias da sua região. 

A saber, cada haste pode sair de 50 a 70 perfilhos, e dá para tirar em média 3 mudas por haste. Mas, uma das primeiras coisas que precisa se ter em mente, que nem é como plantar capim-açu, mas como mantê-lo. Em outras palavras, a área onde as mudas germinarão devem estar sempre limpas e longe de inço. Ainda mais que ele roubará nutrientes e sua muda não vai se desenvolver.

Com isso em mente, deve-se fazer os sulcos na terra, onde as hastes serão colocadas perfiladas na horizontal, tapar e irrigar. Porém, o melhor é que a plantação seja realizada após a chuva, onde as condições do solo serão as ideais. Depois da chuva, é hora de calçar as botas e ir para o campo.

Portanto, confira também: Como eliminar lagarta das plantas? Inseticida caseiro para acabar definitivamente com o problema

Como plantar capim-açu: saiba como cultivar e quais são os benefícios - Reprodução Unsplash
Como plantar capim-açu: saiba como cultivar e quais são os benefícios – Reprodução Unsplash

Se no dia posterior o plantio for de muito sol, no início da noite se coloca a mangueira de irrigação (por gotejamento) e deixe a noite toda. Além disso, a adubação pode ser realizada com esterco de gado, apenas. Claro, dependendo da quantidade a ser cultivada, o uso da fertilização química é necessária.

Benefícios do capim-açu

É quase inacreditável de como plantar capim-açu é tão fácil quanto a quantidade de benefícios que ele traz ao produtor. E se souber fazer o manejo corretamente, nunca mais precisará comprar silagem e fará a própria ração. Do mesmo modo, economizando água, tempo e dinheiro.

Quando o Agronews fala em pouca água, por exemplo, está dizendo que  duas horas de irrigação por gotejamento na semana é o suficiente. Além disso, mais uma série de benefícios.

  • Alto rendimento – Produz, em média, 400 toneladas de matéria verde por ano;
  • Tem mais proteína e folhas mais largas – O que engorda o gato são as folhas;
  • Tem como fazer silagem – Em épocas de seca pode substituir o pasto;
  • Colheita – Pode ser manual ou mecânica, do pequeno ao grande produtor;
  • Biomassa – Propósito principal do capim-açu;
  • Economia – Maior economia para o produtor rural.

Como você pode ver acima, é uma boa opção de cultura, de alto rendimento e custo baixo para o cultivo, porém, é uma plantação que precisa ter cuidado e atenção constante, para que a terra fique sempre limpa e adubada. Todavia, tendo estes cuidados, em poucos meses você já estará desfrutando de todos os benefícios acima.

Se você gostou de como plantar capim-açu, compartilhe essa matéria com amigos e familiares. Assim, mais pessoas poderão ver a quantidade de benefícios que se pode conseguir com pouco investimento. E deixe-nos saber o que você achou, mandando uma mensagem para o formulário abaixo.

Ademais, leia também: Como plantar pequi pelo caroço: saiba o modo certo e descomplicado

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies