site statistics

Como plantar hortelã com galho: aprenda de vez com estas simples dicas

Veja fazer método descomplicado de plantação a partir dos galhos

A hortelã é uma erva cuja principal característica é o seu aroma, que é muito agradável. Além disso, ela compõe várias receitas que vão desde temperos, passando também por geleias e doces, até bebidas alcoólicas, como drinks e coquetéis. E hoje, 09 de fevereiro, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você aprenderá como plantar hortelã com galho de uma maneira simples e rápida.

Essa planta pertence à família lamiaceae, nativa do Oriente Médio, e chegou ao Brasil no século XX através de imigrantes japoneses. Outra marca dela é que o seu cultivo se dá de forma muito veloz, e em pouco tempo, você já pode iniciar a colheita. Portanto, aprender como plantar hortelã com galho pode ser uma ótima opção para quem quer cultivar algo em casa.

Leia também: Aprenda tudo sobre orquídeas: como plantar, regar e cuidados essenciais

Como plantar hortelã com galho

Como plantar hortelã com galho - Foto: Pixels
Como plantar hortelã com galho – Foto: Pixels

O cultivo da hortelã, geralmente, é bem simples e não exige nenhum grande aparato tecnológico ou outras ferramentas mais sofisticadas. É algo para ser feito no quintal de casa, em um canteiro ou vaso. Em regra, o que você precisará é:

  • Uma hortelã já adulta;
  • Um vaso, jarro ou um bom espaço no canteiro;
  • Solo bem adubado.

Passo a passo de como plantar hortelã com galho

Antes de tudo, é necessário considerar o local onde ocorrerá essa plantação: vaso ou canteiro. Contudo, uma regra que vale para as duas opções é que o lugar escolhido deve ser bem espaçoso, pois, a hortelã costuma se alastrar bastante e isso pode prejudicar outras plantações, que por ventura, estejam por perto.

Depois disso, cuide em preparar o solo, que deve estar bem adubado com matéria orgânica e solto para permitir a drenagem da água. Aliás, esse também é um cuidado que você deve ter caso prefira usar vasos. Ou seja, eles devem vir com pequenos furos que permitam que a água escoe e não se acumule.

Veja mais: Como plantar melão amarelo com facilidade no quintal de casa: dicas exclusivas para você se sair bem

Resolvidas essas primeiras questões, é hora de fazer a plantação propriamente dita. Para isso, escolha uma hortelã adulta e saudável, e corte um galho dela com o comprimento variando entre 5 e 8 centímetros. Em seguida, retire dela todas as folhas e ramos, deixando apenas a caule. Você pode inclusive quebrá-la em dois ou três pedaços e plantá-los no mesmo local.

É importante que elas estejam expostas a uma boa iluminação, sobretudo dos raios solares. Vale ainda destacar que o solo deve estar sempre úmido e as regas devem ser feitas, preferencialmente, pela manhã e no fim da tarde. Saiba ainda que elas costumam murchar caso não recebam água por alguns dias, mas se recuperam rápido se a irrigação voltar ao normal.

Período de colheita

A hortelã se desenvolve rapidamente e a colheita tende a acontecer após 40 dias da plantação. Você pode realizar cortando com uma tesoura a 5 centímetros do solo. Elimine também as folhas muito escuras e ramos já desgastados. Nesse tempo, o seu aroma característico estará bastante intenso.

Então, essas são as dicas de como plantar hortelã com galho de maneira bastante prática. Você agora pode utilizar todo o conhecimento adquirido e começar a cultivar suas primeiras plantas.

Saiba mais: Como plantar laranja no quintal: veja dicas perfeitas para você

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies