site statistics

Como plantar melão amarelo com facilidade no quintal de casa: dicas exclusivas para você se sair bem

Veja como cultivar o melão amarelo da melhor maneira no seu quintal

O melão é muito saboroso e oferece um leque grande de possibilidades de receitas. Além dessas características, ele é rico em vitaminas A, C e do complexo B. Tem poucas calorias, ideal para quem quer emagrecer. Portanto, se você aprecia ou quer saber mais sobre a produção desse alimento, hoje, dia 30 de janeiro, no AgroNews ,do site Jornal Prime, você aprenderá como plantar melão amarelo.

Esta é apenas uma das várias espécies que existem dessa fruta, e é a mais popular no Brasil. Seu sabor não é tão adocicado, como dos outros tipos. Por dentro sua polpa é branca – e, por vezes verde-clara –,  e o lado de fora sua casca enrugada possui o amarelo que dá nome à fruta. Feito então esse pequeno resumo, veja agora como plantar melão amarelo facilmente no seu quintal.

Leia também: Como plantar acerola no quintal? Veja técnicas infalíveis

Como plantar melão amarelo

Como plantar melão amarelo - Foto: Freepik
Como plantar melão amarelo – Foto: Freepik

Para cultivar o melão em casa, você pode fazer a plantação em um canteiro, a maneira mais tradicional, ou escolher um vaso grande. No entanto, antes dessa parte, você precisa preparar a muda de melão. Esse processo é simples e rápido. Veja agora:

  • Separe um pequeno pote de plástico;
  • Coloque nele o substrato;
  • Faça a semeadura; duas ou três sementes;
  • Regue um pouco;
  • Deixe exposta ao sol.

Após 6 ou 7 dias a germinação começará. O ideal é que você faça a plantação definitiva para um vaso ou canteiro, a partir do décimo oitavo dia.

Veja também: Como plantar limão siciliano no quintal da sua casa; veja dicas preciosas

Passo a passo de como plantar o melão amarelo

Depois que a muda está formada, o próximo passo é transferi-la de vez a algum lugar do quintal, de modo que ela cresça e dê frutos.  A primeira observação importante trata justamente desse lugar de plantação. Seja ele um vaso ou um local ainda mais espaçoso, é importante que esteja bem exposto ao sol, pois o melão é uma fruta que necessita dos raios solares e de uma temperatura alta.

Outro ponto de atenção deve ser o substrato. É bom que na sua composição, além de adubo orgânico, tenha areia para deixar o solo mais solto e permitir que as raízes se desenvolvam bem. E isso vale inclusive no momento de fazer as mudas.

Cumprido esses dois requisitos, faça a plantação da muda normalmente. Realize a regagem de maneira a manter o solo sempre úmido. Com o crescimento dos primeiros frutos, você pode regar mais espaçadamente. Por fim, entre 3 e 4 meses depois do plantio, os primeiros frutos começarão a aparecer e a colheita poderá ser feita.

Cuidados necessários

A presença de abelhas perto da plantação é necessária para que ocorra a polinização. Caso isso não seja possível, é necessário realizá-la manualmente com um pincel. Além disso, certas precauções com os frutos são importantes, como forrá-los para evitar doenças e pragas advindas do solo, e cobri-los com um tecido, papel ou palha de modo a protegê-los de queimaduras dos raios solares.

Você agora conhece as técnicas de como plantar melão amarelo. Então, basta separar um local adequado no seu quintal e colocá-las em prática para em pouco tempo começar a colher os primeiros frutos.

Saiba mais: Aprenda tudo sobre orquídeas: como plantar, regar e cuidados essenciais

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies